A Receita Federal fez uma grande apreensão de calçados falsificados durante uma operação contra produtos ‘piratas’ nessa quarta-feira (13), em uma loja localizada na Avenida Espanha, região central de Araraquara. O proprietário do estabelecimento comercial agora tem um prazo para defesa e apresentação das notas fiscais que comprovem a originalidade dos produtos.
Operação regional
A fiscalização feita pela Receita Federal teve início a partir de investigações de uma operação anterior realizada em Ribeirão Preto. Durante a inspeção, foram apreendidos cerca de 250 volumes, incluindo tênis, chuteiras, chinelos, sandálias e outros tipos de calçados.
A operação também foi realizada em uma loja em São Carlos, onde mais 380 produtos foram apreendidos. Ao todo, a Receita estima que o valor dos produtos apreendidos nas duas cidades seja de aproximadamente R$ 500 mil.
Segundo o órgão, o material poderá ser descaracterizado e doado ou, caso a falsificação seja confirmada, destruído. A Receita Federal informou ainda que encaminhará uma representação fiscal ao Ministério Público Federal para fins penais, considerando a possibilidade de crime de contrabando.
Foto: Ilustrativa