Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

Segundo a pasta, causas e soluções para a contaminação estão sendo estudadas; informação foi fornecida em resposta a Requerimento protocolado por diversos vereadores

Mais lido

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) apontar uma contaminação na água por coliformes totais e Escherichia coli (E.coli).

            A informação foi obtida a partir de resposta ao Requerimento nº 1418/2025, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT) e dos vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim (ambos do PT), Aluisio Boi e Marcão da Saúde (ambos do MDB) e Guilherme Bianco (PCdoB).

            De acordo com o documento, a comissão técnica de estudos para avaliação das condições ambientais, sanitárias, estruturais e de saneamento básico da represa do Pinheirinho foi instituída pela Prefeitura em 4 de agosto, “com o objetivo de diagnosticar as causas da contaminação e propor soluções técnicas para a sua recuperação”.

            Também foram determinados emergencialmente o esvaziamento controlado da represa, o manejo adequado das espécies aquáticas, a limpeza completa do leito da represa e a avaliação técnica das estruturas que compõem o local.

            “Ainda não há previsão de liberação, pois os estudos estão em andamento”, declarou a Defesa Civil. Após a avaliação, um relatório deverá descrever as causas prováveis, além de medidas para recuperar a represa e prevenir futuras contaminações.

Mais Artigos

Últimas Notícias