A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, através dos dados apresentados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) e a possibilidade da iniciativa trazida pelo programa PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), pôde desenvolver o projeto Atualização do Parque Tecnológico da Radioterapia. O projeto aprovado na lei do PRONON foi captado no ano de 2024 para a execução neste ano.
O projeto desenvolvido refere-se à solicitação de um upgrade que viabiliza alguns tratamentos hoje inexistentes na região, esse upgrade será inserido no atual acelerador presente na Santa Casa, com objetivo de possibilitar a melhoria na qualidade do tratamento dos pacientes oncológicos com a utilização de protocolos clínicos de hipo e ultra-fracionamento, aumentando quantitativa e qualitativamente a capacidade assistencial.
Os objetivos específicos do projeto são: aumentar a quantidade de vagas
ofertadas pelo o DRS III (Departamento Regional de Saúde) para tratamento radioterápico, diminuir a fila de espera para radioterapia, reduzir o intervalo entre diagnóstico e o início do tratamento, diminuir o tempo total de tratamento a partir de regimes hipofracionados e reduzir a toxidade do tratamento devido a diminuição do número de sessões.
Projetos como este, que neste caso refere-se à Atualização do Parque
Tecnológico da Radioterapia da Santa Casa de Araraquara, são financiados
através da Lei do PRONON, que por sua vez funciona como ferramenta para possibilitar iniciativas essenciais para o atendimento ao SUS, impactando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não possuem outras alternativas de tratamento.
Confira alguns doadores do projeto PRONON 2024, que doaram valores do imposto de renda totalizando R$ 5.734.665,85 milhões:
Agibank; Nissan Keiji; Comolatti; Atri Fiat; EMS; Eco Urbis; Xmobots; Arteris; Grupo Águas do Brasil; Honda koi; GT8 CAOA Chery; Ortovel Ford; Terral; VR; Riberfoods; Banco Toyota; Grupo Passalaqua; Ecorodovias; Ecorodovias Nordeste Paulista; New Hyundai; GESCRAP; Balões Pic Pic; TSTech; Weg; Unilever; Nutrigesso; Via Araucária; Eixo SP; Rumo e apoio Casa do Incentivo; PRONON; Ministério da Saúde e Governo Federal.