Com o tema “Memória, Verdade e Transição Democrática”, começa hoje (27) a II Semana Municipal de Direitos Humanos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular e da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania, também conta com o apoio institucional da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP e da Escola do Legislativo – Câmara Municipal de Araraquara.
O evento acontecerá durante seis noites das 19h às 22h. Todos os encontros acontecerão no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP, localizada na Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Bairro dos Machados.
Hoje o tema é Justiça de Transmissão e Direitos Humanos; 29/11 serão tratadas as memórias e violações dos Direitos Humanos; em 01/12 haverá a exibição do longa Hannah Arendt; na noite de 04/12,além do curta Procura-se Erenice, terá uma conversa sobre a memória da Nova República; em 06/12 será abordada a Cultura como forma de resistência e em 10/12, a Violação dos Direitos Humanos no Século XXI.
Os minicursos temáticos serão compostos por grupos de discussão, palestras e apresentações de documentários que refletirão sobre a questão da memória e do esquecimento após graves violações de direitos humanos, com foco nos desdobramentos institucionais e coletivos da ditadura civil-militar que se iniciou no Brasil em 1964.
Os interessados, ainda, podem fazer as inscrições, que são gratuitas, meia hora antes do início de cada minicurso, e os participantes receberão certificado de três horas referentes a cada encontro. É possível fazer a pré-inscrição no link: https://goo.gl/forms/AGsnF8RcwAi2rGPL2