sexta-feira, 22, novembro, 2024

Semana de Música Brasileira: atividades começam hoje (25)

Projeto é realizado especialmente para alunos e educadores das Oficinas Culturais Municipais

Mais lido

Nesta semana – nos dias 25, 26, 27 e 29 de abril – Araraquara recebe o projeto “Semana de Música Brasileira – Edição Minhas Raízes – Araraquara/SP”, destinado especialmente aos alunos e educadores das Oficinas Culturais Municipais.

O projeto foi contemplado e selecionado pelo edital PROAC – LAB – Programa de Ação Cultural do Estado de SP, em  parceria com a  Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e Fundart e Programa Oficinas Culturais. A “Semana de Música Brasileira” tem articulação do educador de Percussão das Oficinas Culturais, Beto Oliveira.

Ele conta que o projeto foi idealizado, baseado na “Semana de Música Brasileira” realizada na Guiné Bissau, desde 2009. “O objetivo do projeto em Araraquara é oferecer para crianças de duas instituições da cidade, a oportunidade de ter capacitações com profissionais gabaritados e reconhecidos nacional e internacionalmente dentro de suas manifestações culturais.”

Foram escolhidas as instituições Lar Escola Rita Maria de Jesus e o Lar Juvenil Salesianos São Domingos Sálvio para essa jornada musical.

A programação no Lar Juvenil Salesianos conta com: Eder “o” Rocha (PE), com Maracatu de Baque Virado (dia 25); Mestre Maurício Badé (PE), com Bumba meu Boi do Maranhão (dia 26); e Mestre Nico (PE), com Maracatu Rural (dia 29). Ainda, no Assentamento Bela Vista, no dia 27, haverá Amanda Barbosa com Samba de Côco. Vale atentar que três educadores são oriundos do Recife, no Pernambuco.

Na vivência desta segunda (25), Maracatu de Baque Virado, com o educador e Mestre Eder “o” Rocha (um dos fundadores do Mestre Ambrósio), foram abordados os instrumentos típicos do Maracatu, seus cantos e suas toadas.

Na terça (26), em “Bumba meu Boi do Maranhão”, Mestre Maurício Badé (PE) fala sobre o Boi Bumba do Maranhão, as raízes maranhenses e instrumentos da rítmica do Maranhão.

Na quarta (27), a educadora Amanda Barbosa realiza oficina de Samba de Côco, no Assentamento do Bela Vista, para os alunos da Escola do Campo Hermínio Pagotto, no período da manhã e da tarde.

Por fim, na sexta (29), Mestre Nico (PE) aborda o Maracatu Rural, o Maractu do Baque Solto, suas origens, instrumentos, origens, além de dinâmicas com os participantes. Esta oficina contará com a presença dos educadores das Oficinas Culturais Municipais.

Para Rafaella Pucca, coordenadora das Oficinas Culturais, a Semana de Música Brasileira será “uma excelente oportunidade para os oficineiros e alunos ampliarem o repertório de cultura popular, considerando que neste ano o Programa oferece as Oficinas de Maracatu e Samba de Côco aos sábados no espaço do Quilombo Rosa, na região do Vale Verde.”

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias