Estão abertas até o dia 11 de abril as inscrições para o programa “Jovem Agricultor do Futuro” 2025, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura de Araraquara. O programa é totalmente gratuito.
A carga horária total é de 464 horas, com quatro horas de aulas diárias, no contraturno do período escolar. Os nove módulos são divididos em conteúdos teóricos e práticos, e as atividades são desenvolvidas em um terreno experimental do Senar em Bueno de Andrada.
A instrutora articuladora aborda temas como agricultura sustentável, convencional, sistemas de produção, bovinocultura e práticas de extensão. Já a instrutora pedagógica trabalha conteúdos relacionados: projeto de vida, recursos humanos, marketing e atendimento ao cliente.
A médica veterinária Letícia Ariadne Adalberto, responsável pela parte articuladora do curso, explica que o principal conteúdo e a lição passada aos jovens é que “conseguimos cultivar e criar de maneira sustentável e rentável, priorizando o meio ambiente e aumentando a produtividade”.
Mariana Camargo Leite Freitas, instrutora pedagógica, explica como a formação pode agregar experiências positivas. “São trabalhadas nas jovens competências para o desenvolvimento de habilidades em três dimensões: ser pessoa, ser cidadão e ser profissional. O programa é organizado de forma que os desafios e problemas, tanto pessoais quanto profissionais, surjam no ambiente de aprendizagem de maneira muito semelhante a como aparecem na vida, na sociedade e no trabalho”. O secretário municipal de Agricultura, João Henrique de Souza Freitas, concorda. “O objetivo do curso não é somente ensinar a trabalhar na agricultura, mas a auxiliar o jovem a se desenvolver como pessoa e como empreendedor, por meio de vários módulos e conteúdos”.
Ao final do curso, os participantes recebem um certificado. Para se inscrever, basta ligar ou enviar mensagem pelo Whatsapp para os contatos abaixo:
Mariana Freitas: (16) 99708-8481
Letícia Adalberto: (16) 99700-2944
Foto: Arquivo