segunda-feira, 23, setembro, 2024

Serviço de inteligência da Guarda Municipal identifica autor de furto no Altos de Pinheiros

Mais lido

O trabalho do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal, vinculado à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, foi determinante na identificação do autor de um furto de celular registrado nesta terça-feira (10), no Jardim Altos de Pinheiros.

Ao receber ligação de um munícipe informando que havia sido vítima de furto de um celular, em frente ao Centro de Educação e Recreação (CER) Ângelo Lorenzetti, a equipe do COI iniciou um levantamento das imagens registradas pelas câmeras da unidade escolar e também de câmeras das imediações e conseguiu observar o momento em que o celular foi furtado do interior do veículo da vítima.

“Após análise das caraterísticas do cidadão que efetuou o furto e cruzamento de informações, foi possível identificar esse autor e também foi levantado que o mesmo passaria por consulta em um posto de atendimento médico na área central nesta quarta-feira”, relata o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Ainda segundo ele, com essas informações, uma equipe de campo da GCM localizou o cidadão nesta manhã. Ao ser abordado, o homem assumiu a autoria do furto e informou que o aparelho estava em sua residência. Diante disso, ele foi conduzido até o Distrito Policial, juntamente com o celular, onde a autoridade policial presente tomou as medidas cabíveis e o aparelho foi reavido pelo proprietário.

“O caso agora segue os trâmites legais. Nós conseguimos solucionar um crime praticado num espaço público. Mais uma vez, o nosso sistema de câmeras se mostrou eficiente no combate à criminalidade”, avalia o secretário municipal, se referindo ao sistema de monitoramento e vigilância da cidade, o programa Câmera Cidadã, criado em 2018 e composto hoje de 308 câmeras instaladas em residenciais, no comércio e prédios públicos, fortalecendo a segurança pública de Araraquara. “Com essa rede colaborativa, implantada com a participação direta da população, estamos conseguindo conciliar o esquema público de segurança do município à elucidação de crimes e também na prevenção de ocorrências de delitos”, conclui o Coronel João Alberto.

 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias