Dos 736 presos que recebem o benefício da saída temporária nas penitenciárias de Araraquara e Itirapina, 29 não retornaram. Eles deveriam ter se apresentado em suas respectivas unidades na última segunda-feira (19). Agora são considerados foragidos da Justiça e quando forem recapturados, perderão o benefício do regime semiaberto.
A Polícia Militar de São Carlos capturou dois presidiários que não voltaram para a cadeia. Um deles foi flagrado tentando praticar furto e na fuga acabou se ferindo.
Em Araraquara, um detento da penitenciária de Bauru foi preso depois de roubar o celular de um pedestre na Vila Guaianazes, nessa terça-feira (20). Ele estava armado com uma faca.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019.
O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de reeducandos entre os dias 13 e 19 de setembro. Em Araraquara, dos 133 presos que deixaram a Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, no último dia 13, 6 não retornaram. Já no Centro de Ressocialização Feminino, das 40 reeducandas que saíram no mesmo dia, apenas uma não voltou.