Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), nesta sexta-feira (27), apresentam o espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba” no Teatro Municipal, às 19 horas, dentro da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A programação realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro.
Além do espetáculo, duas oficinas serão realizadas na EMD e também um bate-papo destinado aos jovens da Fundação CASA. Pela manhã, Denise Namura e Michael Bugdahn, da Cie. A Fleur de Peau (França), apresentam a oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão”, das 9h às 11h20 na EMD. O eixo principal da atividade é a transmissão de trechos do repertório da companhia e uma abordagem de sua linguagem e de seu gestual. Dinâmicas e musicalidade do movimento, segmentação das articulações, olhar na dança e subtexto em sequências coreográficas compõem a programação.
Depois, das 13h40 às 15h20, também na EMD, tem a oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM). A Oficina mostra que o Boi de Quilombo proporciona a relação entre a dança e a cultura do boi bumbá de Parintins com a dança e cultura afro-brasileira, através do diálogo, pesquisa e oficinas de dança.
Através dos movimentos fortes e amplos, suas variantes movimentações do boi bumbá de Parintins, refletem sobre seus usos e sentidos, e enfatizam como eles se relacionam com as danças dos principais itens do Festival de Parintins. Cunhaporanga, Pajé e Rainha do Folclore… são personagens típicos que seguem os movimentos de rituais e bailados tradicionais.
Os jovens da Fundação CASA terão a oportunidade de dialogar com a indígena Pataxó Maria Flor Guerreira, através das danças, cantos e sagrado. O encontro será às 15.
Por fim, às 19h, o Teatro Municipal recebe os estudantes da EMD para a encenação do espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”. No centenário da morte de Tia Ciata, a Escola Municipal de Dança apresenta a sua história do samba, valorizando a participação e o protagonismo feminino.
Ficha artística:
Proposição, direção artística, texto dramatúrgico e direção de espetáculo: Carlos Fonseca
Assistente de Direção: Ana Paula Picco
Concepção e produção: Equipe Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Professores criadores e colaboradores: Aline Escamilha, Ana Paula Picco, Carlos Fonseca, Dani Lázaro, Georgia Palomimo, Janayna Marcatto, Inaiá Braghini, Liliana Jóia, Maza Tidei, Paula Delbon, Pamela Pires, Renata Pestana, Rodrigo Canela e Vivian Tavares
Coordenação de figurinos: Vivian Tavares
Confecção de figurinos: Lilian Pirolla
Cenografia colaborativa: Maza Tidei e equipe
Operador de luz: Vivian Ibelli Tavares
Coordenadora pedagógica e operação de som: Lucia Krepski
Edição de áudio e vídeo: Henrique Bisetto e Ana Paula Picco
Filmaker e fotografia: Inaiá Braghini
Docentes colaboradores: Daniel de Paula e Guilherme Bridarolli
Diretora Escolar: Vanessa C. C. de Santana
Classificação: livre
SERVIÇO:
FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Data: 27/09 (sexta-feira)
· Programação:
9h às 11h20: Oficina de dança “De corpo a corpo» – a transmissão”, com Denise Namura e Michael Bugdahn (França)
13h40 às 15h20: Oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM)
Local: Escola Municipal de Dança
15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM)
Local: Fundação C.A.S.A
19h: Espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”, com Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD)
Local: Teatro Municipal
Programação gratuita
Oficinas – Inscrições abertas: https://bit.ly/oficinasfida2024
Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade