sábado, 6, julho, 2024

Shows, vocais femininos e música autoral marcam Delas Festival 2022

Festival gratuito, no Museu Ferroviário, tem produção 100% de mulheres

Mais lido

A 2ª edição do Delas Festival será realizada neste sábado, 03 de dezembro, a partir das 17 horas, no Museu Ferroviário de Araraquara. A programação gratuita, com uma equipe de produção 100% de mulheres de diversas áreas de atuação, traz shows, performances, além de alimentação, bar, tattoos e espaço kids

A idealizadora e curadora do projeto, a arte-educadora e produtora, Tânia de Camargo, conta que o Delas é inspirado no movimento punk feminista Riot Grrrl. “Foi deste movimento que nasceu o desejo de criar um lugar de encontro para reforçar as pautas feministas e fortalecer o protagonismo das mulheres no campo criativo, e de todas: negras, cis, trans, LGBTQIA+.”

O primeiro Delas Festival aconteceu em 2019, em Araraquara. As duas edições tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura. Tânia acredita que, por meio do apoio “foi possível dar início a um novo ciclo de festival cultural abraçando camadas sociais necessárias e potentes”.

A edição 2022 traz mais forte a ideia de diversidade somada ao conceito inicial do projeto: mulheres à frente, com uma equipe de produção 100% de mulheres de diversas áreas de atuação: educação, cultura, artes, fotografia, música e design. A equipe do Delas Festival 2022 conta ainda com: as assistentes de curadoria Maria Clara Goe e Juliana Leite de Oliveira; arte e design de Tânia de Camargo, Natália Rozendo e @Mofo; fotografia de Leila Penteado; e produção de Mariane Leonel, Déia Mattos, Vivian Cristina e Gabriela Palombo.

Programação

A música autoral continua sendo destaque na programação protagonizada por mulheres. “As vozes femininas entoarão notas sonoras, poesia, protestos e ritmos através do rock, punk rock, reggae, queercore e hardcore crust”, adianta a produtora.

Os shows apresentam as bandas: Ananda (18h30 – Rock/ Araraquara), Bioma (19h30 – Queercore/São Paulo-SP), Sistah Chilli + Tutti (20h30 – Reggae/São Paulo + São Carlos), Punho de Manhin (21h30 – Punk Rock/São Paulo-SP), Manger Cadavre?  (22h30 – Hardcore Crust /S.J. dos Campos-SP).

Performances e live paint também acontecerão nesta edição, com a participação de: Lobar (Araraquara), Sabryna Murali (Ribeirão Preto) e Tango + Nannie Grapixo live-paint (Ribeirão Preto).

Um espaço com um time de primeira estará nos serviços do festival, com: empreendedores da alimentação, bebidas, tatuagem, espaço de brincar para crianças e merchandising das bandas e do festival. Alimentação e bar contam com: Márcia Gibran Cozinha Árabe, Quitutes Vegano, Pastel da Maju, Ramas Girassóis e Riot Bar – vale lembrar que é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Haverá também: espaço para tatuagens, com Kaya Mattos; Espaço Kids com a Curumim Brinquedos Educativos, além de venda merchandising das bandas e do festival, com pôsteres, bottons, zines, pats, camisetas – entre outros.

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/º (antiga Estação Ferroviária).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias