O prefeito Dr. Lapena recebeu representantes do Distrito de Bueno de Andrada para discutir projetos culturais e turísticos que possam gerar renda e aumentar a visibilidade da região no cenário em âmbitos, estadual e nacional. Participaram da reunião Théo Bratfisch, representante da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur), Edson José de Biagio, colaborador da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), e João Batista da Silva, subsecretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turístico.
Dentre os projetos, o planejamento técnico para o distrito rural araraquarense, prevê a implantação do Trem Turístico interligando Araraquara a Bueno de Andrada, e a realização dos festivais gastronômicos, como o Festival do Pastel & Caldo de Cana, realizado desde 2009, e o Festival Delícias do Milho, promovido desde 2010, previstos em lei nos calendários turísticos municipal e estadual, como atrativos para a captação de público. Também, inclui visitas ao Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada, onde serão oferecidos alimentos e bebidas produzidos na região, com o objetivo de atrair visitantes e turistas ao município.
Bueno de Andrada se desenvolveu em torno dos trilhos da estrada de ferro para escoamento do café e de lenha para abastecimento das marias-fumaças à época. A Estação Ferroviária datada de 1898 e a Capela Sagrado Coração de Jesus com datação de 1926, são equipamentos públicos que podem ser observados da praça central e precisam ser preservados. Com grande potencial turístico, o planejamento técnico visa consolidar a nossa região como um importante polo cultural e de lazer, abrangendo os municípios circunvizinhos. Atualmente, o distrito está destacado no mapa turístico pelas famosas Coxinhas Douradas.
O prefeito ressaltou a necessidade de realizar um estudo de impacto e a elaboração de um plano diretor para viabilizar a captação de recursos junto ao governo estadual. “A Prefeitura de Araraquara tem grande interesse em fortalecer o Turismo para a nossa região. Atraindo visitantes, a economia cresce, o comércio se desenvolve e toda a população sai ganhando. Trabalharemos para que a cidade progrida em todas as áreas, especialmente por meio da Cultura e do Turismo”, destacou Dr. Lapena.
Foto: Ilustrativa