Da redação
O projeto da regulamentação da atividade de transporte de passageiros por aplicativos de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Araraquara, nessa terça-feira (24). Apesar do apelo da classe dos taxistas, os 18 vereadores entenderam que cidade não pode dar as costas à modernidade.
Os taxistas presentes no plenário tentaram, de todas as formas, barrar o projeto, mas na realidade não há como parar uma regulamentação de um projeto Federal.
De Angeli afirmou que vai compor junto com o prefeito Edinho Silva (PT), essa regulamentação de forma que agrade tanto taxistas como motoristas de aplicativos.
Para a vereadora Thainara Faria (PT), o projeto nesse momento de crise vem a calhar como alternativa para muitas pessoas, e vai mexer também com o transporte público que será obrigado a ter mais qualidade no atendimento ao cidadão.
Até mesmo Toninho do Mel (PT), que no início era contrário à regulamentação, disse que depois de refletir à respeito do assunto, pesquisou nos bairros com seus eleitores e, hoje é favorável, ‘pois a cidade precisa se renovar’.
Mudanças x conflitos
O companheiro de bancada, Édio Lopes, adepto de comissões e CPIs, pediu ao vereador Rafael De Angeli que forme uma comissão entre taxistas e UBER para que junto com o Executivo regulamente e fiscalize, pois toda mudança trás conflitos.
Paulo Landim (PT) acha que as regras têm que ser iguais para todos. Já o tucano Elton Negrini afirmou que é uma situação sem volta e que os envolvidos terão que chegar a um denominador comum, sem demonizar um ou outro, apenas se adequando a modernidade.