quinta-feira, 19, setembro, 2024

UNESP prevê série de medidas para evitar trotes violentos

Mais lido

Adriel Manente

Nesta segunda-feira (25), a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) de Araraquara receberá os seus calouros. Alunos de diversas áreas de especialização iniciarão sua jornada de estudos agora voltados exclusivamente ao mercado de trabalho. Porém, como em todos os anos, os novatos passarão pelos famosos “trotes”. O que seria uma forma de interação entre novatos e veteranos há muito tempo vem se tornando caso de polícia. Não é de hoje que se ouve falar em trote violento e que denigre moralmente os estudantes. Sabendo disso, a Unesp vai adotar uma série de medidas para combater esse problema.

Segundo a vice-diretora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, a professora e doutora Rosa Fátima de Souza Chaloba, que coordenada as ações relacionadas aos trotes na faculdade, a Unesp está implementando várias medidas de prevenção quanto a trotes violentos em âmbito geral (da Reitoria) e em âmbito local (em cada uma das unidades universitárias). “Trabalhamos em várias frentes, destacamos a ampla divulgação de uma resolução da universidade que dispõe sobre a proibição do trote na UNESP, uma programação especial da Semana dos Ingressantes, que contará com atividades acadêmicas, culturais e informativas dos serviços oferecidos pela unidade, além da ampla divulgação de um folder, elaborado pela Ouvidoria da Unesp, saudando os ingressantes e informando sobre medidas coibitivas à violência”, informa a vice-diretora da unidade.

“Sensibilização dos Centros Acadêmicos no sentido de promoverem ações de recepção aos ingressantes pautadas no respeito à diversidade, nos valores da convivência democrática e na construção de um ambiente de paz”, também está entre as medidas a serem adotadas pela faculdade.

“Estamos envidando todos os esforços no sentido de oferecer uma recepção calorosa aos nossos ingressantes e atentos no sentido de evitar ações de maltrato, constrangimento e violência”, relata a professora, que destaca ainda que, neste ano, a faculdade fará a recepção dos ingressantes e familiares na Chácara Sapucaia, em Araraquara, também buscando uma maior integração entre os estudantes.

Por fim, segundo Rosa, o “Estímulo a ações solidárias” faz com que haja a promoção da paz e interação de bons relacionamentos para todos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias