Vazamento de informações em edital do Carnaval de Araraquara gera polêmica

A vereadora Felipa Bruneli (PT) solicitou esclarecimentos em requerimento protocolado na Câmara Municipal

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

A seleção das bandas que vão tocar na programação do Carnaval de Araraquara 2026 gerou uma grande polêmica nesta semana, depois que um grupo musical anunciou sua escolha em redes sociais, antes do resultado oficial do edital ser divulgado. Mesmo com o imbróglio gerado, o resultado foi confirmado pela Prefeitura.

A situação gerou questionamentos sobre independência, critérios e mecanismos de controle no processo de escolha dos editais municipais.

Esclarecimentos

A vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal solicitando esclarecimentos à Secretaria Municipal de Cultura sobre o processo de elaboração, divulgação e execução dos editais culturais do Carnaval 2026. O pedido busca garantir transparência, publicidade e isonomia nos procedimentos adotados.

Primeira crise

Poucos dias depois de assumir a cadeira do 6º andar da Prefeitura, a prefeita em exercício, Meira Laurindo, já está lidando com a situação que pode denotar falta de transparência e credibilidade na condução dos editais do Carnaval.

Vazamento de informações

A Prefeitura relatou que houve vazamento da informação sobre os vencedores do edital da cultura do samba na Bento, antes da divulgação formal do resultado, mas, que o edital seguiu rigorosamente a legislação.

Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura esclarece que o processo seletivo do edital do Carnaval seguiu rigorosamente a legislação municipal e os princípios que regem a administração pública, como transparência, impessoalidade e moralidade.

A escolha foi feita com base em critérios objetivos, definidos previamente no edital, garantindo igualdade de condições a todos os participantes. Todo o processo está formalizado e disponível para consulta dos órgãos de controle, inclusive vereadores, mediante solicitação oficial.

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart formaram uma comissão de seleção plural e transparente, composta por representante do Conselho Municipal de Cultura da área de música, servidor da Secretaria de Cultura, representante da Fundart e um membro da sociedade civil com notório saber. Essa comissão foi responsável pela seleção de duas bandas que se apresentam no dia 17 de março, durante o Carnaval da Bento.

Com isso, a Secretaria de Cultura e a Fundart reafirmam o compromisso com a lisura do processo, em conformidade com os itens IV e VI do TAC nº 14.0195.0001226/2018-8, firmado com a 9ª Promotoria de Justiça de Araraquara”.

Mais Artigos

Últimas Notícias