O vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
A solicitação foi motivada por reclamações recorrentes encaminhadas ao gabinete do parlamentar, relatando a dificuldade de acesso a esse tipo de exame, fundamental para pacientes que não conseguem permanecer imóveis durante o procedimento, especialmente crianças.
Entre os questionamentos feitos à Secretaria Municipal da Saúde, Landim pergunta sobre a existência de prestadores credenciados pelo município para a realização do exame com sedação, onde atuam, qual o tempo médio de espera e a respeito da demanda mensal atendida desde janeiro de 2025, detalhando a faixa etária.
O vereador questiona ainda qual o número atual da demanda reprimida e se há previsão de ampliação da oferta no curto ou médio prazo.
“A ausência de oferta adequada e o excesso de tempo de espera podem acarretar atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento adequado, impactando negativamente a saúde dos pacientes e sobrecarregando outros setores da rede pública. Dessa forma, a obtenção das informações solicitadas é fundamental para que este mandato possa acompanhar e fiscalizar a política de saúde pública do município, propondo, se necessário, medidas que contribuam para a melhoria do acesso a exames especializados e humanizados”, reitera o parlamentar.