Em Araraquara, o lixo urbano causa transtornos diários aos setores público e privado. Resíduos orgânicos e recicláveis se acumulam pelo chão, canteiros e ruas, colaborando com a poluição de nascentes e rios, e com o aparecimento de animais peçonhentos.
Diante dessa questão, a vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou a Indicação nº 1.732/2022, sugerindo à Prefeitura um estudo sobre a possibilidade de se firmar uma parceria com o setor privado para a colocação de lixeiras nas áreas comerciais da cidade.
“É necessário que em todas as ruas de comércio haja lixeiras. Essa ação diminuirá a sujeira da cidade, colaborando pela zeladoria do nosso município e também com a diminuição de possíveis focos de criadouro da dengue. E ainda, se aliada a uma campanha de conscientização da população, poderemos juntos reduzir a quantidade de lixo espalhada pelo chão, beneficiando tanto os comerciantes, como os cidadãos e o poder público”, argumentou a parlamentar.
Filipa, focada na necessidade de dar uma resposta à sociedade e uma solução para diminuir os impactos causados pela poluição urbana, espera que o pedido seja tratado com urgência.