O arrastão contra a dengue realizado no último sábado (10) pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, nos bairros Jardim Pinheiros, Alto de Pinheiros e Parque São Paulo, retiraram 13,8 toneladas de material inservíveis daquela região.
Divididas em 10 equipes e com apoio de servidores do Centralizado, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e agentes comunitários de saúde, os agentes de vetores circularam pelos bairros nos períodos da manhã, com 10 caminhões, coletando todo tipo de material que poderia acumular água e se tornar criadouro do mosquito do Aedes aegypti. Durante a abordagem, os moradores também recebem orientações sobre os cuidados necessários para prevenir a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
O processo de atualização das notificações de dengue no sistema da Secretaria Municipal da Saúde continua e, de acordo com a Vigilância, Araraquara soma 18.593 casos positivos em 2019, sendo 1.899 descartados e 372 inconclusivos.
Além dos arrastões que vêm sendo feitos nas manhãs de sábado, os agentes continuam realizando diariamente ações de orientação, bloqueios casa a casa com aplicação de larvicida, nebulização e conscientização.
Recentemente, a Vigilância divulgou que quase 700 toneladas de inservíveis já foram retiradas neste ano dos bairros de Araraquara. Além disso, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) teve índice igual a zero no mês de julho.
E o combate vai continuar e é fundamental a colaboração dos moradores no recebimento dos agentes, que trabalham sempre uniformizadas e com crachá de identificação. Mais informações, pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no whatsapp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.