A aluna da graduação de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda Lima Malavolta, apresentou o estudo “Consumo alimentar de gestantes atendidas em unidades de saúde” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Rita de Cássia Garcia Pereira.
“A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional de um grupo de mulheres na primeira metade da gestação. Para isso, foram aplicados inquéritos alimentares para se coletar dados sobre o contexto alimentar dessas gestantes em relação a macronutrientes e ingestão de fibras, sódio e gorduras, e avaliar se a ingestão estava de acordo com as recomendações nutricionais”, explica Malavolta.
Ela menciona que, com os dados coletados em relação ao consumo alimentar, o estudo apontou que as gestantes “seguiam um padrão alimentar diferente daquele das recomendações nutricionais, consumindo menos fibras e mais sódio”. “De acordo com o consumo alimentar relatado, os resultados da pesquisa mostram que há um consumo aumentado de produtos industrializados e um consumo reduzido de alimentos in natura, acarretando um estado nutricional deficiente em nutrientes e excessivo em sódio e calorias”, detalha.
O estudo é de extrema importância, de acordo com a estudante, para “destacar a importância de uma melhor orientação nutricional desde o período pré-natal”. “Sabe-se que a gestação é um momento de grandes mudanças fisiológicas e que existe um aumento na demanda energética e de micronutrientes específicos, que deve ser atendida de forma saudável e segura para garantir a saúde materna e um adequado desenvolvimento fetal”, salienta Malavolta.
Pereira reforça que o tema do TCC de sua orientanda é de grande importância “uma vez que avalia hábitos alimentares e pode proporcionar orientação sobre escolhas de alimentos inadequadas em relação a quantidade, qualidade, horário das refeições, tamanho das porções, frequência de alimentos etc.”. “Ainda o tema relaciona o consumo de gordura e de fibras, o que serve de orientação para as gestantes, pois o consumo de fibras deve ser adequado principalmente na gestação, e o consumo de gorduras, limitado”, alerta a docente.
Dessa forma, segundo ela, as escolhas alimentares podem ser guiadas a fim de proporcionarem melhor adequação da alimentação e promoverem hábitos saudáveis “não somente na gestação, mas durante todo o tempo”.
Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.