Um grupo de alunas do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveu um brinquedo terapêutico para psicoeducação emocional, chamado Gatonauta. A atividade faz parte da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.Os integrantes do grupo são: Lorena Guareschi Rondon, Adriéli Cristina Silva da Guarda, Adrieli Larissa Bernardo, Amanda Vitória Dutra Fernandes, Gabriele de Souza Dias, Laura de Souza Santos e Maria Luísa Albuquerque.“O Gatonauta é um brinquedo terapêutico desenvolvido para ajudar crianças autistas na psicoeducação emocional. Foi feito em impressão 3D e seu objetivo é amparar as crianças que possuem dificuldades de expressar suas emoções. Com o Gatonauta, elas poderão deslizar a face do brinquedo, que contém quatro expressões: alegria, medo, tristeza e raiva. Assim, ele se torna um objeto lúdico e pode auxiliá-las. Além de ser um objeto terapêutico, poderá chamar a atenção das crianças por ser um brinquedo dinâmico”, destaca Rondon, em nome do grupo.Ela conta que o Gatonauta foi projetado “com um design divertido que interessasse às crianças”. “Foram feitas pesquisas em relação à sua aparência e aos materiais que o comporiam, e a decisão do grupo foi utilizar a impressão 3D e o filamento de PLA, um material atóxico para crianças e que é biodegradável, por sua composição ser feita com ácido lático a partir de matérias-primas que são de fontes renováveis, como milho, beterraba, cana-de-açúcar e outros vegetais semelhantes”, explica.O brinquedo se encontra, de acordo com a estudante, em uma clínica de psicologia especialista no atendimento de crianças e adolescentes com problemas de comunicação, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. “O Gatonauta foi feito especialmente para auxiliar a terapia e o trabalho de profissionais que trabalham frequentemente com esse público”, completa Rondon.Porto, por sua vez, relata que no plano de ensino da disciplina de Gestão de Projetos foi proposto que os alunos “realizassem projetos reais para permitirem que ganhem experiência prática na aplicação dos conceitos e de técnicas aprendidos em sala de aula”. “Para isso, foi feito um exercício para que chegassem a um tema. Foi proposta uma escolha cuidadosa do cliente e a obtenção de um documento escrito por ele, que garantem a validade e a autenticidade do projeto”, detalha a docente.A comunicação clara e eficiente com o cliente, de acordo com ela, é crucial para entender suas necessidades e expectativas, e garantir que o projeto atenda a essas expectativas. “Também é importante lembrar que a avaliação do projeto será feita pela universidade de maneira técnica, portanto, o foco deve ser em fornecer um trabalho bem estruturado e de qualidade, seguindo as diretrizes estabelecidas”, finaliza.Os interessados podem conhecer mais sobre o Gatonauta pelo instagram – @gatonauta_. Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. |
Alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem brinquedo terapêutico para psicoeducação emocional
Atividade faz parte da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto