quinta-feira, 4, julho, 2024

Alunos, professores e educadores participam da ação educativa da 1ª Semana da Árvore na Escola

A atividade proposta pelo Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA) do Parque Natural Municipal do Basalto foi realizada entre os dias 19 a 26 de setembro no município

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O Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA) do Parque Natural Municipal do Basalto, com apoio da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, ligada à Coordenadoria Executiva de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou entre os dias 19 a 26 de setembro a “1ª Semana da Árvore na Escola – 2022”. A ação teve como objetivo promover junto às unidades escolares públicas municipais de Araraquara, uma ação educativa voltada à preservação, conservação e cuidados com a árvore.

Ao todo 165 pessoas, entre alunos, professores e educadores, desenvolveram as atividades de forma livre, voluntária e espontânea. As escolas que participaram foram: EMEF do CAIC Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro; Educação Integral do CAIC Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro; Educação Integral da EMEF Prof. Gilda R. M. Souza; CER Leonor Mendes de Barros; CE Ranchinho; e CER Antônio Custódio de Lima.

O professor de Educação Ambiental do Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA) do Parque Natural Municipal do Basalto, Alexandre Ferrari, considera que a participação das unidades escolares na ação foi muito positiva. “O retorno significativo de 10% (dez por cento) de retorno, quantitativamente, foi extraordinário, a considerar novamente o caráter livre, voluntário e espontâneo e o caráter/formato de correspondência eletrônica no qual nos baseamos para capitanear esta ação de Educação Ambiental”.

Alexandre também destacou a qualidade das atividades realizadas. “O retorno, para além do quantitativo, foi qualitativo e de excepcional valia para o CMEA-Basalto, dada a percepção dos respondentes diante da proposta que lhes fora apresentada enquanto comemoração da “árvore”, tendo em vista as respostas recebidas”.

De acordo com o professor, os registros fotográficos/imagens demonstram a percepção dos envolvidos quanto à participação na proposta educativa. “Dada a diversidade de ações que foram desenvolvidas pelos participantes, bem como a diversidade de contextos, exposições, trabalhos, ações e empreendimentos realizados por todos de forma livre, voluntária e espontânea”. Ele reforça que a atividade foi construída, fomentada e compartilhada através de correspondência eletrônica (e-mail), enviada às Unidades Escolares da Rede de Educação Básica da Cidade de Araraquara, em caráter livre, voluntário e espontâneo.

Redação

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