segunda-feira, 20, maio, 2024

Araraquara é representada em oficina de cooperativismo em Brasília

Vivian Alves Pacheco, gerente do programa Coopera Araraquara, compartilhou experiência vivida na Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária

Mais lido

Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília, sediou a Oficina “Cooperativismo de Plataforma: Quais as Políticas Públicas Possíveis?”, um evento de formação voltado especialmente a servidores públicos com os objetivos de compreender o cenário do cooperativismo de plataforma e debater quais podem ser políticas públicas para o setor, considerando a complexidade do fenômeno — que envolve interseccionalidades, trabalho, cidades, ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento e integração regional, cultura, comunicações, políticas digitais, entre outros.

Promovido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, DigiLabour, Fundação Rosa Luxemburgo e Observatório do Cooperativismo de Plataforma, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, o evento contou com a presença de Vivian Alves Pacheco, gerente do programa Coopera Araraquara, que participou da mesa “Desafios na construção de plataformas cooperativas e na organização coletiva autogestionária”, onde compartilhou a experiência da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) no apoio às cooperativas de plataforma.

Vivian comentou sobre sua participação. “Foi fundamental a troca de experiências sobre o cooperativismo de plataforma, que é um tópico tão necessário e multidisciplinar, representando um  caminho para o trabalho justo diante das dinâmicas de plataformização do trabalho presentes hoje. Araraquara foi muito reconhecida pelo seu histórico de atuação, inclusive por nosso secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho. Todas as conexões realizadas ao longo dessa oficina vem agregar para o aprimoramento das políticas públicas no apoio a esses trabalhadores”, avaliou.

A Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (CETECS) da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O objetivo é o fomento à organização, consolidação e sustentabilidade de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias