O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e a Prefeitura de Araraquara realizam entre os dias 22 e 27 de junho uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas.
Voltada ao público em geral, a mobilização traz o tema “Prevenção que cuida e transforma” e conta com palestras, debates e ações educativas em diferentes locais da cidade, com foco na conscientização sobre o uso de drogas, na promoção da saúde e no fortalecimento de vínculos. Toda a programação é gratuita.
A cerimônia oficial ocorrerá na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na quarta-feira (24), às 8h, com a presença de autoridades e a realização de palestras, além de apresentações culturais.
De acordo com a presidente do Comad, Denise Trevisan, a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é um importante momento de reflexão, conscientização e mobilização de toda a sociedade. “O uso abusivo de álcool e outras drogas não afeta apenas quem faz uso, mas também famílias inteiras, que muitas vezes enfrentam sofrimento, conflitos, perdas e o rompimento de vínculos. Por isso, é fundamental falarmos sobre prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social. Precisamos fortalecer a rede de apoio e mostrar que ninguém precisa enfrentar essa realidade sozinho. A informação, o diálogo e o cuidado são ferramentas essenciais para prevenir o uso de drogas e ajudar na recuperação daqueles que já foram impactados por essa problemática”, destaca.
O Comad é um órgão de caráter consultivo e deliberativo que reúne o poder público e a sociedade civil para planejar, acompanhar e fortalecer ações de prevenção, tratamento e combate ao uso de drogas no município.
Já a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, criada pela Lei nº 13.840/2019, é realizada anualmente na quarta semana de junho em todo o Brasil. A mobilização busca fortalecer a conscientização e a prevenção ao uso de substâncias, em sintonia com o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e acontece em 26 de junho.
Programação oficial
Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
22/06
20h – Palestra “Laços que fortalecem: A família no caminho da recuperação”
Local: Amor-Exigente – Rua João Martins Nogueira, 120 – Jardim Morada do Sol
Palestrante:
Rosemary Almeida Vasconi – Psicóloga pós-graduada em Saúde Mental e Dependência Química (São Carlos)
23/06
9h às 11h – Local: Kaparaó – Av. Dr João Pires de Camargo, 1382 – Vila Yamada
Participação da equipe do Caps, promovendo reflexões e orientações sobre prevenção e cuidado em saúde mental e dependência química
Palestrantes:
Anderson Kasuyoshi Kawasaki – Psicólogo do Caps-AD
Beneficiários do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS)
24/06
8h – Cerimônia oficial da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
Local: Biblioteca Municipal Mario de Andrade
Credenciamento
Coffee Break
Abertura oficial
Pronunciamentos:
Denise Trevisan – Presidente do Comad
Jessyca Alencar – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Dr. Lapena – Prefeito Municipal
9h – Programa Oficinas Culturais Municipais
Euzânia Andrade – Secretaria Municipal de Cultura
9h30 – Apresentação Cultural – 9h30
Filhos do Sol – Programa Oficinas Culturais
10h – Palestra
Thiago Mazzu do Nascimento – Formado em medicina pela UFSCar, psiquiatra formado pela USP e doutor em Ciências pela USP
Juliana Moreira Hueb Dib – Médica do Caps-AD
14h – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Palestrantes:
Cabo PM Tadeu Fernandes Caetano – Instrutor Proerd – 1ª Cia PM do 13º BPM/I
Cabo PM Vanessa de Almeida Floriano – Instrutora Proerd – 3ª Cia PM do 13º BPM/I
25/06
9h30 – Roda de conversa “Promovendo diálogo e conscientização sobre prevenção às drogas e fortalecimento da rede de proteção”
Regina Coutinho Passos – Psicóloga do Sesmt
Local: Auditório da Guarda Municipal – Av. Bento de Abreu 1172 – Fonte (antiga CТА)
14h – Conversa sobre cocaína e álcool com dinâmicas envolvendo músicas
Prof. Marcelo Marin e alunos da FCF – Unesp
Local: Comunidade Morada do Sol – Av. Alfredo Micelli, 70 – Jardim Satélite
26/06
8h às 16h – Participação do Comad no Simpósio da Saúde, em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas
Local: IFSP (Instituto Federal) – Rua Dr. Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire
27/06
9h às 12h – Encerramento com a participação do Comad no Projeto Cuidando da Nossa Morada
Local: Emef Waldemar Saffiotti – Jardim Cruzeiro do Sul






























