quinta-feira, 21, novembro, 2024

Área central dos trilhos: ontem, hoje e o amanhã do coração da cidade

Berço da estrada de ferro Araraquara (EFA), e um dos maiores pátios ferroviários do País, Araraquara conta com mais de 1 milhão de metros quadrados de área dos trilhos, terras que pertencem à União e que em grande parte cruzam o coração da cidade

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Hamilton Mendes – Colaboração

Atravessando todos os períodos históricos do País pós Colônia, Araraquara nasceu sob os auspícios do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, de D. João VI, assistiu à Proclamação da Independência, em 1822, cresceu em importância durante o Reino de D. Pedro I e passou a ter vida orgânica e política durante o a Regência e o Reino de D. Pedro II, ingressando na

República já com a ferrovia instalada e a Cia. Estrada de Ferro Araraquara em pleno crescimento.

A cidade tinha ainda a Cia. Paulista de Estradas de Ferro, tornando-se em muito pouco tempo num dos mais importantes pátios ferroviários do País. E, por incrível que possa parecer foi tudo muito rápido, isso, graças a visão de um homem empreendedor, o fazendeiro e empresário, Carlos Baptista Magalhães.

A Araraquara da época já era uma das maiores produtoras de café e outras frutas de todo o território brasileiro, mas tinha um grande problema: a dificuldade em escoar sua produção.

Importante lembrar que a economia do País já caminhava a passos largos para dependência do café, e a exportação da fruta era de fundamental importância para o Brasil.

Com a chegada da ferrovia em 1885, Carlos Baptista Magalhães enxergou a solução: criar uma Cia de Estradas de Ferro na cidade, levar ramais dos trilhos para dentro das fazendas locais e, finalmente, escoar toda a produção local para a capital, São Paulo e principalmente para o Porto de Santos, de ondo iria para a Europa e EUA.

Nasceu assim a Estrada de Ferro Araraquara, uma das primeiras gigantes do setor em todo o território brasileiro, e com ela, Araraquara passou a ser a maior exportadora de café do Brasil, tornando-se em pouco tempo, um de seus principais centros econômicos.

Com todo esse investimento, a cidade passou a receber melhorias na malha ferroviária, novos prédios foram construídos na área dos trilhos, que em pouco mais de uma década passou a ter mais de 1 milhão de metros quadrados de terras ocupadas pela ferrovia, seja cruzando o coração do município, ou no seu entorno.

E dessa história, de toda a sua importância para a formação da cidade que conhecemos, e do que podemos esperar sobre o futuro da área dos trilhos, que vamos falar na edição especial de hoje, que comemora os 207 anos da Morada do Sol.

Na imagem, a primeira locomotiva da Cia Estradas de Ferro Araraquara (EFA). A criação da companhia permitiu o escoamento para o Porto de Santos da enorme produção de café de Araraquara, tornado a cidade na maior exportadora da fruta em todo o País

Redação

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