Os educadores do programa Oficinas Culturais Municipais participaram nesta sexta-feira (09) de uma formação ministrada pela artista da dança, a argentina Alejandra Díaz, por meio da oficina “Crear en Libertad”. A atividade foi realizada no Centro de Artes e Ofício Judith Lauand.
Identidade e produção cultural na América Latina foram temas desenvolvidos e explorados por Alejandra, que está no Brasil a convite da diretora da Fundart, Gilsamara Moura.
Alejandra Díaz Lanz nasceu e cresceu na Argentina, porém hoje vive no Paraguai. Alejandra também é professora, coreógrafa, curadora, pesquisadora e gerente cultural independente da Associação Cultural Crear en Libertad.
Vivendo no Paraguai, Alejandra produziu e promoveu múltiplas iniciativas de formação cultural, criações independentes, intercâmbio cultural, compilação histórica e cooperação internacional, especialmente em dança.
Como artista da dança, desenvolveu uma carreira prolífica no cenário da dança nacional e internacional, interpretando obras do repertório clássico e de criadores contemporâneos nacionais, latino-americanos e europeus. Sua formação pedagógica se deu pelo Centre National de la Danse de Paris e Estágio Pedagógico na Ópera Nacional de Paris (FR).
“A Oficina Crear en Libertad trouxe um pouco da trajetória desta grande artista da Dança e propiciou debates sobre identidade e produção cultural na América Latina”, finalizou Rafaella Pucca, coordenadora do programa Oficinas Culturais.