O paranatleta João Gallo Mendonça, de 16 anos, representante da Fundesport/Araraquara e integrante da seleção paulista, foi o grande destaque das Paralimpíadas Escolares 2025, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento reuniu estudantes de todo o país em diversas modalidades, como atletismo, natação, vôlei sentado, judô e tênis de mesa. A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 17 e 29 de novembro.
Competindo na classe S7, João Gallo participou de cinco provas na categoria C da natação e conquistou cinco medalhas de ouro, em uma performance histórica. O atleta quebrou três recordes de campeonato e ainda registrou uma melhor marca pessoal (PB), consolidando-se como um dos principais nomes da nova geração da paranatação brasileira.
Nos 100 metros costas, Mendonça venceu com o tempo de 1’28”40, superando o recorde anterior de 1’38”20. Nos 50 metros livre, além do ouro, quebrou o recorde da prova e marcou sua PB com 34”71, ultrapassando a marca anterior de 36”68. Já nos 100 metros livre, venceu novamente com recorde, registrando 1’15”05 contra o antigo tempo de 1’20”73. O atleta também dominou as provas de 400 metros livre e 200 metros medley, conquistando o primeiro lugar em ambas.
A edição de 2025 contou com a participação de estudantes de todos os 27 estados brasileiros, totalizando cerca de 550 atletas. Em meio ao alto nível técnico, João se destacou pela precisão, resistência e confiança. Para sua treinadora na Fundesport/Araraquara, Nádia Miranda, o desempenho não surpreende: “O João é um menino de ouro”, afirmou a orgulhosa treinadora.
Retorno
O próximo desafio do nadador medalhista já neste fim de semana. Entre os dias 5 e 7 de dezembro (sábado e domingo), ele retorna ao Centro Paralímpico Brasileiro para disputar o Campeonato Brasileiro Absoluto, novamente em São Paulo.
Com marcas expressivas e evolução constante na carreira, João Gallo Mendonça segue firmando seu nome entre os principais talentos da paranatação nacional.
Foto: Divulgação




























