No último domingo (21), no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes, em Itu (SP), a armadora Beatriz Anéas, do Sesi/Araraquara-SP, de 19 anos, atuou no triunfo da sua equipe sobre o Ituano pelo placar de 58 x 49, que simplesmente encerrou a série da semifinal em 2 x 1 e credenciou o time interiorano para decisão do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina diante do Santo André/APABA.
A jovem atleta optou por qualificar ambos os lados desta disputa, lembrou que ainda houve uma surpresa com esses resultados, destacou que o playoff contará com bom nível técnico e apontou atributo do elenco araraquarense. “Não há favorito nesta final. Os dois times são muito bons, têm potencial, mesmo muitos não acreditando, que essa seria a decisão. Eu tenho certeza que os jogos serão bons. Nossa equipe se mostrou muito forte e com a capacidade de ser campeã”, analisou.
Bia atuou durante os 40 minutos nesse segundo e decisivo confronto, anotou nove pontos, conseguiu quatro rebotes e realizou cinco assistências. É a única jogadora responsável pela armação no elenco do técnico interino Fábio Appolinário.
Questionada se essa condição traz o aumento de responsabilidade para manutenção do seu desempenho, Beatriz diz que é auxiliada pelas demais integrantes do quinteto e apontou a confiança que é transmitida pelo comandante Fábio.
“As minhas companheiras me ajudam e qualquer uma pode levar a bola até o ataque. Fábio dá total confiança, principalmente já ensinou muita coisa para mim e mesmo fora da quadra ele sempre orienta”, argumentou.
As finais, que também serão decididas na série melhor de três, serão realizadas nos dias 25, 28 e 30 deste mês de novembro com locais e horários a serem definidos pela FPB (Federação Paulista de Basketball). O esquadrão andreense terá o direito de jogar o segundo e terceiro embate deste playoff no seu domínio devido a sua campanha na fase de classificação.
A transmissão de todas as partidas será por meio do canal GCS Sports no YouTube. A presença de público destes certames está liberada conforme as medidas sanitárias divulgadas pelos respectivos clubes e federação.
Seleção Brasileira
Revelada pelo ADC Bradesco/Osasco-SP, Anéas transferiu-se para o Sesi em 21 de setembro de 2020 e já é presença constante nas equipes de base do Brasil. A jovem esportista faturou vice-campeonato Sul-Americano na categoria Sub-17 pela temporada de 2019 e serviu o país no Mundial Sub-19, que foi realizado na Hungria em agosto de 2021.
LBF
A próxima edição da LBF (Liga de Basquetebol Feminino) vai começar em 8 de março de 2022. Antes de definir regulamento e tabela, a direção da liga reuniu todos os clubes interessados e debateu os principais tópicos do torneio por meio de videoconferência. Exceto as oito agremiações participantes da temporada 2021, Sport e Pró-Esporte, de Sorocaba (SP), também foram representados.
Embora ainda existem indefinições para próxima LBF, Beatriz depositou total confiança no plantel, que será ajustado. “Nosso time vai trazer reforços para o começo da LBF e acredito que chegará longe. Estaremos reforçadas e com condições de irmos até a final”, concluiu.