terça-feira, 16, abril, 2024

Biologia e COP da Uniara promovem atividades gratuitas para alunos do ensino médio e vestibulandos

Os agendamentos já estão abertos

Mais lido

O curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto Parceiros da Escola, e o Centro de Orientação Profissional – COP da instituição promovem, em conjunto, atividades gratuitas voltadas para alunos dos ensinos fundamental e médio, e vestibulandos. Os agendamentos estão abertos.

“O Parceiros da Escola, desde 2015, leva a biologia – materiais, assuntos, temas da área etc. – para fora da universidade. Preparamos os alunos da graduação que tenham interesse em participar para que ministrem minicursos, palestras e aulas para estudantes dos ensinos fundamental e médio”, inicia o professor Eduardo Donato Alves.

Ele conta que as atividades do projeto são realizadas de duas formas, sendo uma delas por meio da visita dos alunos das escolas públicas e particulares de Araraquara e região à universidade. “Eles têm aula ou palestra sobre tema específico que, às vezes, o professor da escola pede para fazermos – ou nos deixa livres para fazermos algo geral. Abordamos temas como zoologia, biologia marinha, botânica e bioquímica, e fazemos testes de tipagem sanguínea e várias atividades práticas no laboratório”, detalha.

A outra forma, segundo o docente, é “levarmos os materiais dos laboratórios até a escola”. “Nós os montamos em uma sala de aula ou laboratório, e recebemos os alunos de lá. Também fazemos alguma palestra com tema que o professor pediu”, relata.

Alves coloca que os benefícios das atividades do projeto são uma via de mão dupla. “Como o curso de Biologia oferece, além de bacharelado, a licenciatura, o professor da escola recebe, às vezes, um complemento prático da aula que está ministrando, e o aluno que acompanha aquela palestra vai receber um conhecimento a mais. Já os estudantes de Biologia treinam como é estar à frente de uma sala de aula e preparar uma aula ou minicurso. Isso é muito importante para seu aprendizado e crescimento”, avalia o professor.

A coordenadora do COP, Lina Arruda Mauro, reforça que “neste ano, resolvemos fazer uma parceria com o projeto Parceiros da Escola por meio da coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, que traz alunos visitantes de diversas escolas à Uniara”.

“Assim, conversamos e chegamos à conclusão de que seria melhor o COP participar dessa programação. Ela recebe os estudantes na Uniara e os leva aos laboratórios de Biologia, faz uma atividade e, depois, vão ao auditório se encontrarem com as psicólogas do COP – Ana Maria Tositto, Ana Cristina Alves Lima e Sônia Aparecida Gonçalves Pinotti -, que se revezam, para falarem sobre escolha profissional e a vida do adolescente”, explica Mauro.

De acordo com ela, posteriormente, se o aluno tiver vontade de continuar a receber orientação profissional, é feito um cadastro “e, nos horários agendados, vamos continuar orientando-os em grupo ou individualmente”. “Faremos essa nova experiência. Estou conversando com as escolas para agendamento de palestras e participação em semana de profissões, como sempre fizemos, até culminar com a Feira dos Cursos – FEC da Uniara, quando temos os alunos visitando a universidade. E para alguma escola que se interesse depois por complementar os conhecimentos com palestras, também vamos fazer esse serviço”, finaliza Mauro.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias