sábado, 23, novembro, 2024

Caminhos de Loyola: Araraquara lança roteiro cultural pelos locais marcantes na vida do escritor

A proposta deste circuito convida o participante a passar por locais da cidade marcantes na história de Loyola

Mais lido

O escritor araraquarense imortal da Academia Brasileira de letras, Ignácio de Loyola Brandão terá sua vida contada em um roteiro cultural, educacional e turístico que permitirá às pessoas caminharem e mergulharem em seu universo e imaginário, incentivando e explorando a história e a literatura. O projeto “Caminhos de Loyola”, uma iniciativa da Academia Araraquarense de Letras realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, será lançado neste domingo (24).

A proposta deste circuito convida o participante a passar por locais da cidade marcantes na história de Loyola, sendo que, em cada um deles, haverá uma placa com um breve texto escrito pelo próprio Loyola, falando sobre a importância daquele lugar na sua história, contando casos e mencionando em quais de suas obras aqueles lugares são citados ou que os tiveram como inspiração. Essas informações também estarão disponíveis em áudios com a voz do escritor, que poderão ser acessados por meio de um QRCode.

O circuito passa pela casa onde Loyola nasceu, pelas ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, pelo Jornal O Imparcial, o primeiro jornal em que escreveu, enfim, todo o universo onde nasceu, cresceu e se moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura.

Os locais, em sua maioria, concentram-se na região central da cidade e bairros adjacentes.

O roteiro implica 12 pontos: a Igreja do Carmo na Praça do Carmo (1), a casa do avô e a escolinha na Rua Expedicionários do Brasil, n° 893 (2), a casa onde nasceu na Avenida Djalma Dutra, nº 695 (3), a Rua 5 e o Jardim Público na Praça da Independência (4), a Estação Ferroviária na Rua Antonio Prado, s/n° (5), a Igreja Matriz e a Praça da Matriz (6), o Cine Paratodos e o Bar do Pedro, na Rua São Bento, n° 726 (7), o Colégio Progresso na Rua Padre Duarte, n° 1463 (8), o IEBA e o Cine Odeon na Rua São Bento, n° 909 (9), o “Relógio da Lupo” na Rua 9 de Julho (10), o Jornal O Imparcial na Avenida José Bonifácio, n° 715 (11) e a Biblioteca Municipal com entrada pela Avenida Espanha (12).

O roteiro do caminho é interativo e o participante pode passar nos espaços que escolher, na ordem de sua preferência: o “Caminho de Loyola” quem escolhe e faz é o participante.

Em Araraquara, “Caminhos de Loyola” dialoga com o Inventário Participativo, projeto lançado em agosto de 2021, pois, ao mesmo tempo em que celebra a memória do autor, valoriza edificações do patrimônio histórico da cidade.

O projeto se assemelha a outros já implantados pelo país e pelo mundo, em que a vida e obra de escritores renomados podem ser conhecidas em um roteiro a pé ou mesmo com bicicleta ou veículo motorizado. No Brasil, projetos semelhantes já foram implantados, por exemplo, nas cidades de Ilhéus (BA), com Jorge Amado; Porto Alegre (RS), com Érico Veríssimo; Divinópolis (SP), com Adélia Prado, e Rio de Janeiro (RJ), com Machado de Assis.

Circuitos culturais como estes configuram um enorme potencial de atratividade para o turismo cultural e trazem para a cidade dividendos nos âmbitos cultural, patrimonial e econômico, já que a trajetória construída pelo autor extrapola os muros da cidade e do país.

O projeto “Caminhos de Loyola” será lançado neste domingo, 24 de setembro, às 10 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que este ano celebra 80 anos de fundação.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias