O prefeito Edinho assinou a ordem de serviço para a implantação de um Centro de Referência Municipal especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo demanda apresentada por familiares e entidades que trabalham com pessoas que vivem com autismo.
O ato de assinatura foi realizado na manhã desse sábado (26) e no local onde o serviço especializado em autismo irá funcionar — ao lado do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, no Jardim Dom Pedro I. O imóvel, que chegou a abrigar um telecentro comunitário, passará por reforma e ampliação.
O Centro de Referência irá contar com salas de atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e neurologia, contemplando consultórios para atendimento individual e em grupo, sala de reunião, recepção e banheiros.
A obra, orçada em R$ 260 mil e executada com recursos do Ministério da Saúde, deve ser entregue em até seis meses e será feita pela empresa Provac, vencedora da licitação.
Caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento, o autismo é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.
“Quando participei da primeira reunião com as mães das pessoas com autismo, no início do mandato, eu saí convicto de que Araraquara tinha que trabalhar essa questão. Nós criamos um grupo de trabalho e estamos aqui hoje [sábado]. É uma vitória imensa para vocês. Nosso objetivo é que quem possui autismo tenha maior dignidade”, afirmou o prefeito.
“Araraquara será, graças a vocês, uma das primeiras cidades a ter um centro especializado. Vocês têm muita capacidade de luta e persistência, lutam pelas pessoas que vocês amam. A felicidade será imensa quando estivermos aqui inaugurando esse centro”, finalizou Edinho.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, disse que o prefeito tem sensibilidade com as pessoas que mais precisam e também enalteceu o papel das mães e dos pais das pessoas com autismo. “Vocês têm uma luta diária por um mundo melhor aos seus filhos”, declarou.
Em nome das entidades ligadas ao tema, Karina Maia, da Ampara (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara), agradeceu a todos pelo empenho. “Esse centro garante que as políticas públicas sejam concretizadas e irá melhorar muito a vida das pessoas com autismo. Unidos, nós somos muito fortes”, relatou.
Ainda estiveram no evento o vereador Toninho do Mel (PT); a assessora de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Elisa Santos; o gerente de Reabilitação, Luiz Armando Garlippe; Solange Alves de Oliveira, representando o Gapaa (Associação Grupo de Apoio aos Pais de Autistas de Araraquara); Marco Ferreira dos Santos, representando o Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência); entre outros secretários, gestores municipais e entidades relacionadas ao tema.