sexta-feira, 6, setembro, 2024

Chapa Eliana/Delorges é homologada em convenção realizada na Câmara

Encontro deste sábado (20) também deliberou sobre a composição da coligação de partidos políticos e os pré-candidatos ao Legislativo Municipal

Mais lido

A Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, realizou neste sábado (20), na Câmara Municipal de Araraquara, a convenção municipal onde foi homologada a pré-candidatura da ex-secretária municipal de Saúde, Eliana Honain (PT) à Prefeitura de Araraquara nas eleições que ocorrem em outubro de 2024. No mesmo encontro, passou pela deliberação e homologação a pré-candidatura do advogado Delorges Mano (MDB) ao cargo de vice-prefeito, bem como os nomes que serão colocados pela Federação como pré-candidatos ao Legislativo Municipal.

Além dessas atribuições, a convenção serviu para anunciar os outros partidos que irão compor o projeto, que são: Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Progressistas e Rede Sustentabilidade.

Eliana motivada

Em sua fala, Eliana relembrou sua trajetória e os desafios enfrentados à frente da Saúde de Araraquara, além de destacar a importância da convenção. “Todo dia é dia de gratidão, mas hoje é especial, pois marca o início de uma caminhada que faremos juntos até outubro. Eu estou aqui com o coração cheio de esperança, para que Araraquara siga avançando em uma frente democrática, uma frente que levará a cidade para um futuro de muito desenvolvimento e muita justiça social”, salientou.

Eliana Honain é nascida em Araraquara, filha de um mecânico e uma dona de casa. Cresceu no bairro do Carmo e teve sua formação totalmente realizada em escolas públicas, antes de formar-se no curso de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 38 anos de dedicação à Saúde pública de Araraquara, Eliana deve ir para o pleito municipal credenciada por um trabalho de destaque à frente da Secretaria Municipal de Saúde do governo do prefeito Edinho, com quem trabalhou na implementação de programas e políticas públicas de sucesso na cidade. Teve atuação e liderança determinantes para que Araraquara se tornasse uma referência nacional e internacional no combate à Pandemia de Covid-19.

Delorges elogia liderança de Eliana

Pré-candidato a vice-prefeito, Delorges Mano agradeceu a todos pela confiança e elogiou a liderança de Eliana. “Trabalhei com a Eliana em 2020 e vi a luta dela, junto com o Edinho, em defesa da cidade, em defesa da população. Enquanto muitos se acovardaram, ela foi para frente, sempre ouvindo a ciência. Ela pegou Covid-19 três vezes porque realmente estava à frente dessa luta. É com muita honra que estou ao lado da Eliana, porque sei do caráter dela, sei do compromisso dela e sei da capacidade que ela tem para ocupar qualquer cargo, em qualquer esfera do poder público”, ressaltou Delorges.

Delorges Mano é reconhecido por uma ampla experiência em diversas secretarias municipais (Administração, Governo, Negócios Jurídicos e Saúde) e pelo trabalho de destaque como superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Advogado, é formado pela Universidade Paulista (Unip) e também foi diretor geral da Santa Casa. Ele também já trabalhou com Eliana Honain na Secretaria Municipal de Saúde ao atuar na coordenação de Gestão e Saúde.

Edinho valoriza união de forças

O prefeito Edinho declarou que Araraquara escreve hoje uma página muito forte e talvez a página mais emblemática da política local. “Hoje nós juntamos 12 partidos em torno de uma frente democrática. Ninguém mora no país como figura jurídica. Nós moramos é na cidade. É na cidade que a vida real acontece. Se nós temos a compreensão de que é possível o mundo se reencontrar na democracia com a sua vocação civilizatória, nós temos que construir isso na cidade em que nós moramos. É aqui que temos que dar exemplo. Nesse sentido, o que estamos fazendo aqui será interpretado além das fronteiras de Araraquara. O que estamos fazendo aqui em Araraquara é juntando as forças democráticas, reconhecendo que elas têm diferenças entre elas. Cada partido que está aqui tem uma origem, tem uma história, tem um programa de governo, mas neste momento, a nossa missão histórica não é procurarmos divergências entre nós, mas sim mostrarmos que Araraquara vai fazer uma opção pela democracia, pela ciência e pela civilização, para que a gente continue avançando como povo civilizado”, apontou.

Vice-presidente manda recado

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, enviou um vídeo que foi exibido durante o encontro. “A Eliana Honain, enfermeira e gestora experiente, mostrou toda sua capacidade de agir com eficácia como secretária da Saúde, ao enfrentar as adversidades vindas da pandemia da Covid-19. Com Eliana, Araraquara estará unida aos demais cidadãos e cidadãs, que a seu exemplo querem o bem da cidade, para formar uma corrente participativa, democrática e legítima em benefício de todos os araraquarenses”, ressaltou.

Um mesmo ideal

A deputada estadual Thainara Faria (PT) também enalteceu essa comunhão entre as agremiações políticas. “A todos os partidos corajosos que se levantaram para estar na mesma fileira de luta conosco, é importante saber que nem sempre estivemos na mesma fileira, mas sempre lutamos pelos mesmos ideais, pelo mesmo projeto político de sociedade. Por isso, não temos vergonha nenhuma de nos unirmos para cuidar do povo de Araraquara”, explicou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) também exaltou a força de Eliana como uma liderança feminina na cidade. “A Eliana é uma pessoa que me representa. Sabemos a importância de termos as nossas mulheres na política e o governo do Edinho é majoritariamente composto por mulheres, assim como temos grandes mulheres na Câmara também. A Eliana representa o que há de melhor, que é se colocar no lugar das pessoas, de cuidar das pessoas, e tenho certeza de que ela está preparada para assumir esse desafio”, mencionou.

Edna declara apoio

Uma das maiores lideranças femininas de Araraquara, Edna Martins, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), abriu mão de sua candidatura para apoiar a chapa de Eliana e Delorges. “Nossa decisão é fundamentada em algumas questões e a principal delas é o cenário mundial e nacional no que diz respeito à democracia. Vimos surgir no mundo e no Brasil forças antidemocráticas que colocam em risco a nossa democracia, e com elas vemos ameaçados os direitos conquistados com muita luta por diversos setores da nossa sociedade. Nosso compromisso com direitos fundamentais estabelecidos na nossa Constituição nos alinham no campo democrático do Brasil”, mencionou.

Lideranças pela democracia

A reunião contou com as representações dos partidos da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e lideranças políticas de partidos que compõem uma ampla frente democrática em prol da pré-candidatura de Eliana Honain. 

O presidente da Federação Brasil da Esperança, Mauro Bianco, líder do PCdoB, também comentou que Eliana conseguiu unir a maior frente democrática da história da cidade. “A Eliana conseguiu unir em torno dela 12 partidos e as mais importantes personalidades políticas da nossa cidade porque ela tem uma capacidade política e administrativa, mas principalmente uma vida inteira dedicada a cuidar de cada uma e de cada um dos moradores de Araraquara”, citou.  

Marcelo Barbieri, que exerceu dois mandatos à frente da Prefeitura de Araraquara, falou em nome do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). “Não é sempre que as mulheres assumem o protagonismo da política no Brasil e, aqui em Araraquara, as mulheres estão assumindo esse protagonismo com a pré-candidatura da Eliana Honain. Esse momento é muito importante para a nossa vida e para a vida do povo de Araraquara”, afirmou.

Fernando Câmara, o Galo, presidente do Partido Verde (PV) Araraquara, afirmou que é uma honra para o partido integrar o planejamento. “O PV está preparado para contribuir com esse projeto. Não temos ambição nenhuma de sermos protagonistas, mas queremos colaborar da melhor forma para que esse projeto tenha sucesso”, pontuou.  

O encontro também contou com a participação de lideranças dos outros partidos do projeto, como Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que representou o Progressistas no ato; Antonio Claudio, representante do Cidadania; Quitéria Avelino, representante do Partido Democrático Trabalhista (PDT); Renata Barbosa, representante do Partido Socialismo e Liberdade (PSol); Eduardo Rodrigues, que representou a Rede Sustentabilidade; e Luis Petrônio, representante do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Até o dia 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto. As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro.

Vereadores homologados

Everson Inforsato, o Dicão, presidente do PT Araraquara, anunciou os nomes que foram aprovados, por aclamação, para serem colocados como pré-candidatos ao Legislativo Municipal nas eleições de outubro. A lista contém 15 candidatos do PT, que são Adriana Biasiolo, Alberto Carlos Andreone, Alcindo Sabino, Cleusa Suely, Edio Lopes, Fabi Virgílio, Fábio Rodrigues, Flávia Dotoli, Jilceane Silva Neves, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, Maria Paula, Neusa Valéria Amaral da Silva, Paulo Landim e Rita de Cássia Ferreira. Edson Hel e Iclas Barbosa são os pré-candidatos do PV, enquanto Guilherme Bianco e Edilce Frozen são os representantes do PCdoB.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias