O ciclismo feminino da Fundesport competiu em Barra Bonita, no último fim de semana, na prova Giro do Interior Paulista, e conquistou bons resultados.
Araraquara participou dessa competição com duas atletas de elite, Gabriely Lorencini e Ângela Machado, a nova integrante da equipe.
Com duas etapas no sábado (uma de manhã e outra à tarde), e a terceira no domingo, as duas meninas conquistaram pódios em todas elas, de acordo com o treinador da equipe, João Mantovani.
Gabriely foi campeã na primeira etapa e Ângela ficou em 3º lugar. Na segunda etapa, Gabriely foi vice-campeã e Ângela, a 4ª colocada. Já na prova final, a de Estrada, com 90 km de percurso, bastante difícil, segundo o treinador, Ângela Machado ficou em 2º e Gabriely Lorencini, em 4º.
Com esses resultados e pela somatória por tempo nas três etapas, Ângela se sagrou vice-campeã, e Gabriely ficou em 4º lugar, na classificação geral do Giro do Interior Paulista.
No próximo dia 30 de março, em Barueri, a equipe comandada por João Mantovani disputará a prova de abertura oficial do Ranking 2025, em comemoração aos 100 anos da Federação Paulistas de Ciclismo.
Esta prova que celebra o 1º centenário da FPC será disputada no Via Parque, ao lado do Rio Tietê, em um circuito excelente, boas avenidas, conforme descreve o treinador araraquarense.
“Estaremos com a equipe completa em Barueri, com vinte atletas de todas as categorias e, por isso, acredito que traremos bons resultados, mesmo competindo com outras grandes equipes”, projeta Mantovani.
Largada
Vale destacar que o ciclismo da Fundesport iniciou a temporada de disputas em 2025 no mês de fevereiro, entre os dias 16 e 23, em Indaiatuba, com o Campeonato Brasileiro de Pista envolvendo as categorias de base e elite.
“Fomos muito bem nessa competição este ano, melhor até que no ano passado, com bons resultados tanto na base quanto na elite”, afirma João Mantovani.
Segundo o treinador, se em 2024 apenas um atleta da base conquistou medalha em duas provas, desta vez, com quatro atletas correndo juntos na prova Perseguição por equipes e outros dois em provas individuais, Araraquara obteve três medalhas.
Além do bronze por equipe, a Fundesport trouxe mais duas medalhas individuais, com Caio Henrique Pena, prata na prova de Eliminação, e Pedro Meneguetti Rodrigues, bronze na prova Keirin.
Já na categoria elite, ainda em Indaiatuba, Gabriely Lorencini conquistou o 5º lugar em duas provas. “Foi muito bom, por ter sido a primeira participação dela em um campeonato de pista. E no geral, a nossa equipe conseguiu um excelente resultado em Indaiatuba”, reitera Mantovani.
Na serra
Na sequência das disputas na atual temporada, no dia 9 de março, o ciclismo da Fundesport competiu no GP de Campos do Jordão, uma prova muito difícil, ainda segundo Mantovani, disputada na subida da serra.
“O destaque da nossa equipe foi Ângela Machado, que se sagrou vice-campeã por se dar bem neste tipo de competição”, explica o treinador.
O ciclismo da Fundesport conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Sodbike, JC Suplementos e Rapadurinha de Minas.