Circuito Sesc de Artes 2025 passa por 6 cidades da região de Araraquara

O eixo que contempla o Sesc Araraquara recebe atividades que vão passar por Boa Esperança do Sul (3 de maio), Matão (4 de maio), Tabatinga (17 de maio), Jaú (18 de maio), Taquaritinga (7 de junho) e Ibitinga (8 de junho)

Mais lido

De 3 de maio a 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo, além de São Miguel Paulista, bairro paulistano que integra o Plano de Expansão do Sesc, serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Em seis fins de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, o público poderá vivenciar gratuitamente 840 sessões de atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social. 

A iniciativa é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais.  

Ao todo, 23 unidades estão envolvidas na realização do projeto. A região que contempla o Sesc Araraquara recebe uma série de atividades que vai passar por Boa Esperança do Sul (3 de maio), Matão (4 de maio), Tabatinga (17 de maio), Jaú (18 de maio), Taquaritinga (7 de junho) e Ibitinga (8 de junho).

A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações. 

Roteiro 1 

Taquaritinga (7 de junho) e Ibitinga (8 de junho)

Disponível acessibilidade em Libras

O público pode mergulhar no universo dos jogos de diferentes culturas com Jogos do Mundo, uma instalação do coletivo paulistano Caravana Lúdica. A proposta é apresentar jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios, utilizando tabuleiros construídos com materiais reciclados, promovendo a interação e o desenvolvimento cognitivo. No campo das artes visuais, a artista Monica Mie Hayashi, de Ribeirão Preto, oferece a oficina Teru Teru Bozu, ensinando a criar o tradicional amuleto japonês de pano branco, conhecido por sua capacidade de atrair o sol.  

O circo marca presença com Atravessando Lugares, da companhia Mano a Mana, que combina acrobacias e brincadeiras para convidar o público a refletir sobre a ocupação dos espaços públicos e as relações interpessoais. A literatura tem seu espaço com Brincar de Ler, onde Carol GregórioThayame Porto e convidadas, de Ribeirão Preto, exploram a musicalidade das palavras com trava-línguas, rimas e improvisações poéticas.  

Em música, o Núcleo Maracá apresenta Auto do Guriatã, uma ópera popular contemporânea que revisita a tradição do Bumba Meu Boi, celebrando a cultura popular brasileira. Além disso, os DJs Lucas Caixa Preta e Scratchj comandam a festa com Balanço, Beats e Batuques, um set que promete misturar ritmos brasileiros, afrobeat, black music e influências caribenhas.  

Nas artes cênicas, a atração é a peça Um Canto para Carolina, da Cia. dos Inventivos, um musical inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus, que aborda temas como a luta por dignidade e a força da literatura como forma de resistência.   

Roteiro 2

Boa Esperança do Sul (3 de maio), Matão (4 de maio), Tabatinga (17 de maio) e Jaú (18 de maio)

No universo das artes visuais, o artista e educador Noelodran (Leonardo Alcântara), de Santos, apresenta o Clubinho Gráfico. A proposta é transformar sentimentos e paixões individuais, expressos em desenhos autorais, em bottons e imãs exclusivos.

A experiência cinematográfica transcende a tela tradicional com a Mostra de Realidade Virtual – Sonhos. Em diálogo com a Mostra Internacional de Cinema, a produção – dirigida pelo chinês Qing Chao – convida o espectador a uma jornada onírica consciente. Por meio de óculos de realidade virtual, os participantes testemunham, de olhos abertos, o enigmático mundo dos sonhos. 

O picadeiro ganha uma roupagem moderna e divertida com o Cabaré Plop!, apresentado pelos uruguaios radicados no Brasil do The Pambazos Bros. Inspirado no formato clássico do cabaré circense, o espetáculo é uma sequência dinâmica de atos curtos, repletos de humor e embalados por música ao vivo. 

A dança é representada pela T. F. Cia de Dança com o espetáculo Rastro, a companhia, reconhecida por sua pesquisa na dança urbana e suas conexões com o pensamento contemporâneo do hip-hop, explora a persistência de sentimentos e memórias. 

A literatura chega com Historioteca Chaveiroeiro, idealizada por Mafuane Oliveira e conduzida pela Cia. Chaveiroeiro. Mediadas por arte-educadoras, mais de sessenta títulos de um acervo diversificado são oferecidos ao público, que pode optar pela leitura individual ou pela experiência coletiva da leitura em voz alta. 

A música está na programação com Black Open Format, comandada pelo DJ Spin. Uma figura da discotecagem em vinil na região de Ribeirão Preto, o artista constrói narrativas sonoras a partir de suas influências na black music. A apresentação faz uma viagem que transita pelo rap, samba, reggae, R&B, soul, jazz, hip-hop, funk e afrobeat.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2025

De 3 de maio a 8 de junho, sábados e domingos.

Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Em caso de chuva, verifique o novo local.

Roteiro 1 

Taquaritinga (7 de junho, 16h às 20h)

Praça Dr. Horácio Ramalho, s/n – Centro

Ibitinga (8 de junho, 16h às 20h)

Praça João Abrão, s/n – Jardim Centenário

Roteiro 2

Boa Esperança do Sul (3 de maio, 16h às 20h)

Praça de Santo Antônio – Rua Doutor Carlos Botelho, 231

Matão (4 de maio, 16h às 20h)

Parque Ecológico – Avenida Bortolo Biava, s/n

Tabatinga (17 de maio, 15h às 19h)

Praça 8 de maio – Rua Prudente de Morais – Centro

Jaú (18 de maio, 16h às 20h)

Parque do Rio Jaú – Avenida Doutor Quinzinho – Jardim Jorge Atalla

Mais Artigos

Últimas Notícias