sábado, 6, julho, 2024

Compositor araraquarense lança seu 10o álbum: Parnaso Cantado

O trabalho será lançado no próximo sábado (10), às 10h, no Cine Center Lupo

Mais lido

O araraquarense Zé Henrique Martiniano, músico, compositor e engenheiro, lança seu novo álbum, Parnaso Cantado, com a participação de Leila Pinheiro, Renato Prieto, ator que protagonizou André Luiz no filme Nosso Lar, além de outros grandes músicos e intérpretes.

Artistas, cantores e musicistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Matão e Araraquara, compõem esse CD/DVD, que também conta com a participação da St Petersburg Studio Orquestra, da Rússia.

O trabalho inclui composições de Zé Henrique sobre poemas de Castro Alves, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Antero de Quental, Olavo Bilac, Auta de Souza e Dom Pedro II, além de poetas anônimos ou desconhecidos.

Os poemas de certa forma são pouco conhecidos do público em geral, pois foram escritos na espiritualidade e ditados ao médium Chico Xavier em seu primeiro livro, Parnaso de Além Túmulo que completa 90 anos.

Por ser uma produção que envolveu muitos artistas, tornou-se difícil reuni-los para um lançamento, assim surgiu a ideia de se produzir um documentário musical, utilizando os vídeos do DVD e depoimentos de estudiosos sobre o livro Parnaso, os poemas e os poetas.

O trabalho será lançado no próximo dia 10 de setembro, sábado, às 10h, no Cine Center Lupo, de Araraquara e a renda será destinada a três instituições beneficentes de Araraquara: Lar Escola Redenção, Casa de Fraternidade Chico Xavier e Instituto Eurípedes.

A repercussão do livro Parnaso de além túmulo

No lançamento de seu primeiro livro, Chico Xavier era um jovem de 22 anos, desconhecido, com escolaridade de apenas quarto ano primário e que morava em uma cidadezinha do interior Minas Gerais, Pedro Leopoldo.

O livro gerou muita polêmica. Membros da Academia Brasileira de Letras, poetas, críticos literários, intelectuais e até psiquiatras se pronunciaram, elogiando ou criticando a obra, o que contribuiu muito para a sua divulgação.

Debatiam sobre pastiche e os méritos literários da coletânea.  Membros da Academia Brasileira de Letras, se manifestaram a respeito.

Monteiro Lobato, por exemplo, escreveu: “Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras.”

O escritor Menotti del Picchia comentou: “Deve haver algo de divindade no fenômeno Francisco Cândido Xavier, o qual, sozinho, vale por toda uma literatura.”

Humberto de Campos, após ironizar o livro dizendo que os poetas vivos ficariam desempregados, escreveu elogios no jornal Diário Carioca, o 2o maior jornal do país, sobre a primeira edição de Parnaso de Além-túmulo: “… os poetas de que Chico Xavier é intérprete apresentam as mesmas características de inspiração e de expressão que os identificavam neste planeta. Os temas abordados são os que os preocuparam em vida. O gosto é o mesmo e o verso obedece, ordinariamente, à mesma pauta musical.”

Muitos também criticavam e duvidavam do feito.

O próprio Chico dizia “Serão das personalidades que as assinam? — é o que não posso afiançar. O que posso afirmar, categoricamente, é que, em consciência, não posso dizer que são minhas, porque não despendi nenhum esforço intelectual.”

Zé Henrique Martiniano

Estudou música clássica, jazz e música brasileira, donde vieram suas influências.

Tocou em bandas de baile, bares, grupos de música instrumental e conquistou vários prêmios em importantes festivais de música do país.

Tocou com artistas como Leila Pinheiro, Quarteto em Cy, Jair Oliveira, entre outros e em 1999 fundou a Mecânica dos Solos, atuando como compositor e guitarrista da banda com a qual lançou 4 CDs e um DVD com a participação de Roberto Menescal.

A maioria de seus trabalhos são de composições próprias e estão registrados em 10 álbuns lançados, que incluem CDs, DVDs e Livros/CDs.

Em 2014, lança seu primeiro trabalho com poemas psicografados, o Livro/CD “Número Infinito” com a obra completa de Augusto dos Anjos, psicografada por Chico Xavier, incluindo o CD “Número Infinito” com 11 poemas musicados por Zé Henrique.

Em 2019, lança Mensagem dos Poetas “Mortos”, verso e prosa psicografados envolvendo mais de 80 artistas nesta produção que traz ilustrações do artista araraquarense Kiko Lopes e informações sobre os grandes protagonistas deste projeto, os Poetas Mortos e sua mensagem!

Em 2020, na 5ª edição do festival internacional de animação BANG Awards, que ocorreu em Portugal, recebeu a primeira colocação, com a animação de Lucas Tannuri sobre sua música “A Lápide”. O festival contou com a participação de artistas de vários países, como Espanha, Chile, Portugal, França, Itália, Brasil, Holanda, China, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Irã, Japão, Israel, entre outros, com mais de 400 filmes de grande diversidade, qualidade e criatividade.

Em 2022 lança o CD/DVD – Parnaso Cantado, em comemoração aos 90 anos da antologia poética “Parnaso de Além Túmulo”, musicando poemas de Castro Alves, Olavo Bilac, Augusto dos Anjos, Antero de Quental, Dom Pedro II, entre outros, incluindo autores anônimos ou pouco conhecidos.

O trabalho conta com a participação especial de Leila Pinheiro, Renato Prieto, ator que protagonizou André Luiz no filme Nosso Lar, Nailor Proveta, da Banda Mantiquera e outros grandes artistas, cantores, músicos e orquestra de cordas.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias