Confira os blocos do Carnaval “Tradição da Alegria”

“Cordão da Luz Divina”, “3 é Amor”, “Ai! Que preguiça!” (Coletivo Tocaya) e “Maraca Eu, Maracatu” estão na folia de Araraquara, no período de 14 a 17 de fevereiro

Mais lido

A programação do “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria”, realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart com apoio das demais secretarias, de 14 a 17 de fevereiro conta com a participação dos blocos carnavalescos, selecionados por meio de edital, e também com os shows na Avenida Bento de Abreu no “Carnaval na Bento”.
Entre os blocos, participam: “Ai! Que preguiça!” (sábado, das 18h às 22h, na Rua Carlos Gomes atrás da Pista de Atletismo, entre Av. 36 e Professor Jorge Corrêa), “Cordão da Luz Divina” (domingo, das 15h às 19h, com concentração na Praça da Independência e dispersão no Parque Infantil), “3 é Amor” (segunda-feira, das 15h às 22h, na Praça Scalamandré Sobrinho) e “Maraca Eu, Maracatu” (terça-feira, das 16h às 17h, na Av. Bento de Abreu, no “Carnaval na Bento”).

Saba mais sobre os blocos da cidade:

• Bloco Ai! Que Preguiça!
Data: sábado (14 de fevereiro)
Horário: das 18h às 22h
Local: na Rua Carlos Gomes atrás da Pista de Atletismo (entre Av. 36 e Professor Jorge Corrêa)
Inspirado no livro Macunaíma, escrito por Mário de Andrade em Araraquara, o bloco “Ai! Que Preguiça!” participa do Carnaval de 2026, ano do centenário da redação da obra. O nome vem do bordão do anti-herói modernista e traduz o espírito lúdico, irreverente e popular que orienta o bloco.
A proposta é celebrar o carnaval como espaço de brincadeira, colagem cultural e mistura de linguagens, reunindo diferentes ritmos e intervenções artísticas.
Organizado pelo Coletivo Tocaya, que atua há quase uma década na cena cultural da cidade, o bloco também reforça Araraquara como território simbólico da literatura brasileira, conectando festa, memória e identidade cultural.

• Cordão da Luz Divina
Data: domingo (15 de fevereiro)
Horário: das 15h às 19h
Local: concentração na Praça da Independência e dispersão no Parque Infantil
O “Cordão da Luz Divina” é um bloco carnavalesco coletivo, gratuito e sem fins lucrativos, com mais de dez anos de trajetória em Araraquara. Organizado por Débora Bessi e Juliano Machado, o bloco tem como proposta oferecer um carnaval inclusivo, acessível e comunitário, valorizando o uso dos espaços públicos da cidade.
A concentração acontece na Praça da Independência, com cortejo pelas ruas centrais até o Parque Infantil, formato adotado após o crescimento do público.
Com perfil intergeracional e forte compromisso com pautas de diversidade, combate ao racismo e respeito à comunidade LGBTQIAP+, o Cordão alia música, fantasia e consciência cidadã.
Musicalmente, resgata marchinhas, sambas e canções clássicas do carnaval brasileiro, promovendo um encontro entre tradição e novas gerações.

• Bloco 3 é Amor
Data: segunda-feira (16 de fevereiro)
Horário: das 15h às 22h
Local: Praça Scalamandré Sobrinho
O “3 é Amor” é o maior bloco do carnaval de rua de Araraquara e um dos mais representativos do interior paulista. Criado em 2019, o bloco cresceu de forma exponencial ao unir festa, ocupação do espaço público e defesa de valores como respeito, diversidade e convivência sem preconceitos.
Com apoio da Prefeitura de Araraquara, o cortejo leva dezenas de milhares de foliões às ruas em um evento gratuito, diurno e intergeracional, que se estende até a noite. Além do impacto cultural, o bloco movimenta a economia criativa local, gerando trabalho para músicos, artistas, técnicos, produtores, ambulantes e equipes de apoio, consolidando-se como um importante vetor cultural e turístico do município.
Nesta edição 2026 o 3 é Amor une-se à festa Black Sauce para a realização da folia. A festa será realizada na segunda-feira (16), na Praça Scalamandré Sobrinho, das 15h às 22h. A programação apresenta: Ceci Tunes (15h), Xandão (16h), Maziss (17h), Sol (18h), Nago (19h), Seduty (20h) e Lelee (21h).

• Bloco Maraca Eu, Maracatu
Data: terça-feira (17 de fevereiro)
Horário: das 16h às 17h
Local: Av. Bento de Abreu (no cruzamento com a Av. Dr. Gastão Vidigal)
O bloco “Maraca Eu, Maracatu” celebra a presença do Maracatu de Baque Virado no carnaval de rua de Araraquara, ativo desde 2016 em diferentes regiões da cidade e em municípios vizinhos.
Em 2026, o bloco marca dez anos da introdução do maracatu no carnaval local, reafirmando essa manifestação de matriz afro-brasileira como parte viva da cultura popular araraquarense. Além do desfile, o grupo promove ensaios pré-carnavalescos abertos e gratuitos, realizados na região central da cidade entre janeiro e fevereiro.
A proposta é democratizar o acesso à cultura, ensinando maracatu de forma coletiva e pública, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando o contato da população com ritmos, saberes e tradições do Brasil.
Neste ano, o bloco se apresenta dentro da programação do “Carnaval na Bento”, na terça-feira (17 de fevereiro), das 16h às 17h, na Avenida Bento de Abreu. Após o bloco, o “Carnaval na Bento” segue com: Sambalaxo, das 17h às 18h; Nosso Pagode, das 18h15 às 19h15; e grupo Flor de Abóbora, das 19h30 às 21h30. Também, a programação terá a participação do bloco carnavalesco “Biquini de Bolinha Amarelinha”, das 19h15 às 19h30.
Toda a programação é gratuita.

Mais Artigos

Últimas Notícias