Por José Augusto Chrispim
O ex vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, se filiou ao Partido dos Trabalhadores na noite dessa segunda-feira (24), durante o Ato de Filiação realizado no Sindicato dos Bancários em homenagem ao aniversário de 45 do PT. O evento contou com figuras importantes do partido, além da militância e lideranças políticas como o ex-prefeito Edinho Silva e a deputada estadual Márcia Lia.
Damiano Neto foi vice-prefeito nos dois últimos mandatos do prefeito Edinho Silva (PT) e também ocupou o cargo de secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico municipal.
Ele estava sem partido desde o dia 3 de janeiro deste ano, quando renunciou ao cargo de presidente do Partido Progressistas (PP) e pediu a sua desfiliação da agremiação
Na época, Damiano relatou à reportagem de O Imparcial que não teria concordado com a posição tomada pelos membros do partido pelo alinhamento ao bloco político do governo eleito, liderado pelo PL (Partido Liberal), ao qual o PP Araraquara fez oposição nas Eleições 2024.
Escolha pelo PT
A reportagem falou com Damiano Neto que explicou a escolha pelo Partido dos Trabalhadores, já que havia sido convidado por outros partidos para se filiar.
“Minha relação com Edinho e o PT de Araraquara sempre foi de muita amizade, trabalho e confiança. Em 2016, aceitei o convite de Edinho para ser o candidato a vice-prefeito, formando uma parceria bem-sucedida por 8 anos. Juntos, implementamos políticas públicas, por meio da Prefeitura de Araraquara, que transformaram muitas vidas. Agora, novamente a convite de Edinho e da minha querida amiga, Eliana Honain, oficializo minha filiação ao PT.
Venho do meio empresarial, mas sou, acima de tudo, um trabalhador extremamente comprometido com o desenvolvimento e progresso da nossa querida Araraquara. Acredito que por meio da política podemos atuar e construir nossos sonhos por uma sociedade mais igualitária e mais fraterna.
Agradeço ao partido pela confiança, em especial, ao presidente municipal, Everson Inforsato, o Dicão, pela receptividade. Celebro também, neste momento, a filiação do meu filho, Damiano Júnior ao PT de Araraquara. Minha família sempre se guiou por valores como honestidade, lealdade, respeito, gratidão e empatia. Esses mesmos princípios me fazem escolher o PT, com a certeza de que seguirei trabalhando por uma Araraquara cada vez mais solidária, justa e participativa”, explicou Damiano.