Em sessão solene no Centro de Ressocialização Masculino, na terça-feira (20), o diretor técnico da unidade, Otacio Manoel da Trindade Filho, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Araraquarense. O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou da entrega da honraria.
A homenagem é de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Aluísio Boi (MDB). Otacio nasceu em Presidente Venceslau e trabalha há dez anos na Morada do Sol — primeiro na Penitenciária e, a partir de 2020, no CR Masculino.
Damiano Neto, que também representou o prefeito Edinho, ressaltou o empenho de Otacio para fortalecer o projeto de reinserção social por meio de parceria com a Prefeitura, Câmara, Sebrae, Bild Construtora, Arabloc e Ajaf, entre outras empresas.
“Otacio realiza um trabalho fundamental para reinserção social dos reeducandos. Nossa gestão, liderada pelo prefeito Edinho, acredita muito na ressocialização e possui diversas parcerias com a Penitenciária e os Centros de Ressocialização Masculino e o Feminino. Todos têm direito a uma segunda chance, a pagar pelos seus erros e reconstruir suas vidas, a retornar ao mercado de trabalho e à vida em liberdade. Isso é construir uma cidade justa, humana e sem preconceitos”, disse o vice-prefeito ao parabenizar Otacio pelo título de Cidadão Araraquarense, agora de forma oficial, e à unidade pelos 21 anos de atividades.
Aluisio Boi recordou sua visita ao CR e o brilho no olhar do diretor ao mostrar as ações realizadas na unidade, inclusive exibida em vídeo aos presentes na solenidade. “A minha intenção em homenagear o Otacio é simbolizar o recomeço, a esperança, após um tempo fora do normal, assustador, que enfrentamos com a pandemia. Recentemente, homenageamos o médico Ademir Sala, um médico humano e exemplar. Agora, um diretor que faz a diferença. Otacio já é um filho de coração de Araraquara e, agora, é filho legítimo desta terra.”
O gerente regional da Funap (Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”), Silvio Luís do Prado, destacou a trajetória de vida vitoriosa de Otacio e o empenho em firmar parcerias com a administração pública e a Câmara. “Parabéns ao Otacio pelo título de Cidadão Araraquarense, ao Centro de Ressocialização pelos 21 anos de atividades em Araraquara, pela direção vitoriosa na área de educação, que alavanca o trabalho dos reeducandos”, disse Prado.
O coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, elogiou o trabalho de Otacio Trindade e a iniciativa de realizar a sessão da Câmara na unidade.
“A presença da Câmara no CR nesta justa homenagem ao diretor Otacio é muito importante, pois o evento está sendo gravado e a sociedade terá oportunidade de ver o trabalho realizado na unidade no YouTube. Temos os reeducandos que trabalham na Prefeitura, na limpeza pública, temos reeducandas na Assistência Social, e essa visão é que a sociedade precisa ter. Aqui tem curso de eletricista e oportunidade em universidade para quem avançar após ensino médio. Para nós, é um orgulho oferecer curso superior, o que já ocorre em 18 unidades”, relatou o coordenador, que ainda ressaltou Araraquara como uma cidade acolhedora.
Ao final, Otacio Trindade agradeceu à Câmara e à Prefeitura e reforçou a luta pela ressocialização. “Nosso maior objetivo é que vocês (reeducandos) não voltem mais aqui. Todos lutam pelo mesmo objetivo. Tudo o que passamos na vida é para a gente aprender, tirar coisas boas. É muito importante a participação da família e o CR tem essa pegada muito forte: família, religião, trabalho e educação. Nós acreditamos nesses pilares fundamentais. Sempre buscamos trazer novos cursos, novas oportunidades, conseguimos trazer o curso superior, o qual também poderá ser concluído em liberdade e de forma gratuita”, explicou.
Atualmente, o CR Masculino tem 216 reeducandos e, desses, 90 trabalham na Prefeitura e outros 36 atuam em empresas privadas. Na área da educação, 25 estudam no ensino fundamental, na fase inicial, e 35 na fase final. Já no ensino superior há sete alunos estudando e previsão de 15 matriculados no próximo ano.
Também participaram da sessão solene o padre Bruno Sedenho, coordenador da Pastoral Carcerária Sub-regional de Campinas, e o pastor Anderson Sobrinho, responsável pelo trabalho Universal nos Presídios; o diretor da Penitenciária de Araraquara, Marcelo Pedro Antônio; a diretora do Centro de Ressocialização Feminino, Edi Rosalin; o advogado da Funap Ubirajara Costa Neves; entre outras autoridades.