O prefeito Edinho e secretários municipais recepcionaram nesta quarta-feira (31), na Prefeitura, a atleta Noeme Pereira. Ela integrou a seleção brasileira que disputou no final de semana a 31ª edição do Campeonato Mundial de Ultramaratona em Berlim, na Alemanha, e correu 100 km. Foram dez atletas representando o nosso país, sendo cinco homens e cinco mulheres.
O Brasil terminou em 15º lugar no feminino, com Noeme chegando em 1º lugar entre as brasileiras e na 66ª posição na classificação geral. Foram 250 atletas de 45 países participando da competição, organizada pela Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU, na sigla em inglês).
Edinho destacou que Noeme escreveu mais um lindo capítulo em sua história no esporte de Araraquara. “É mais uma conquista para a carreira vitoriosa de Noeme, que é um espelho para crianças, adolescentes e jovens. Um exemplo de dedicação e amor ao esporte”, disse o prefeito.
“Sem dúvida, Noeme estimula outras meninas a também irem para o atletismo, a entrarem para o esporte. Parabéns para a Noeme e para todos que nos ajudam a continuar fortalecendo o esporte de Araraquara”, complementou Edinho.
O coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer, Edio Lopes, afirmou que Noeme é um exemplo. “Para nós, você representa muito. A gente tem o maior respeito por você. Obrigado por ter ido a essa competição mundial representando Araraquara”, parabenizou.
A presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo, disse que se emocionou ao ver Noeme participando da prova. “Uma mulher que representa Araraquara e representa o Brasil. Quando vi você lá, com a bandeira do Brasil, eu me emocionei. Você inspira jovens e adolescentes. A gente agradece a sua representatividade e o seu esforço. Você é uma guerreira e merece todo esse reconhecimento”, relatou Roseli.
O técnico e coordenador do atletismo da Fundesport, José Rogério Figueira, também parabenizou a atleta. “A Noeme vai se redescobrindo a cada ano. É um exemplo para a garotada. Treina muito, é dedicada. Eu ‘tiro o meu chapéu’ para você”, afirmou.
E a vereadora Thainara Faria (PT) destacou que o esporte tem trazido inúmeras alegrias para Araraquara, além de também enaltecer a dedicação de Noeme. “Você prova que nós podemos muito e está inspirando gerações.”
Por fim, Noeme Pereira agradeceu a todos pelas palavras e disse que seu trabalho de preparação para as futuras competições continua. “O esporte é o que me levou a estudar, fazer faculdade, ter um trabalho e uma vida digna. Se eu levei o nome de Araraquara para muito longe, foi através do esporte. O esporte é transformador e me ensinou a ter perseverança, a ter disciplina. Foram 9 horas de corrida plena e de gratidão. Eu só agradecia por estar ali fazendo o que eu gosto. E vou continuar, com muita disciplina”, declarou a atleta.
Também estiveram na recepção para Noeme a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho; e familiares, alunos de atletismo e amigos da atleta.
Biografia
Noeme Pereira é mineira, de Porteirinha, e veio para Araraquara na adolescência. Ela tem 46 anos, sendo 22 deles dedicados ao atletismo.
Entre várias outras conquistas, Noeme foi dez vezes campeã dos 10.000 metros nos Jogos Regionais, cinco vezes campeã dos 5.000 metros, também em Jogos Regionais, e três vezes campeã nos Jogos Abertos do Interior.
Em 2021, Noeme estreou na prova de longa distância, na Ultramaratona de Indaiatuba, em outubro; ela fez os 100 km do percurso em 9 horas e 5 minutos, chegou em 3º lugar e, com o resultado, se classificou para a competição em Berlim.
A viagem à Alemanha, porém, ficou ameaçada em abril, quando Noeme foi atropelada por uma bicicleta enquanto corria por uma estrada de terra; a atleta ficou dois meses em recuperação em função de uma fratura no braço e machucados no rosto, mas superou as adversidades e conseguiu participar da prova.