Sem chance de classificação e livre do rebaixamento, Locomotiva visita a Ponte Preta em Campinas
Será realizada hoje, às 17 horas, a última rodada da primeira fase do Paulistão 2018. A Ferroviária enfrentará a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, em um duelo onde pouca coisa estará em jogo, porém com a oportunidade de analisar o time visando a sequência da temporada.
A penúltima rodada do estadual, disputada no meio de semana, foi decisiva para a Locomotiva. Na quarta-feira, o Novorizontino superou o Santos por 2 a 1 e se classificou antecipadamente para a segunda fase ao lado do Palmeiras, deixando a Ferroviária sem chances de avançar ao mata-mata. No dia seguinte, a equipe araraquarense empatou com o Bragantino em casa por 0 a 0 e eliminou qualquer chance de rebaixamento para a Série A2.
O time do técnico PC de Oliveira possui 12 pontos (duas vitórias, seis empates e três derrotas). É o quarto colocado do Grupo C atrás de Palmeiras (23), Novorizontino (17) e São Bento (14). Na classificação geral ocupa a 12ª colocação (quinta pior campanha).
A Ferroviária também não tem mais chances matemáticas de obter uma das três vagas para a Série D de 2019, que ficaram com Novorizontino, Ituano e São Caetano.
Entretanto, a Ferroviária disputará a Série D 2018 a partir do mês que vem, vaga que foi conquistada graças ao título da Copa Paulista do ano passado. Caso o time grená não conquiste o acesso à Série C, a vaga para a Série D de 2019 pode ser conquistada se o time voltar a ser campeão da Copa Paulista.
Mas a participação afeana no estadual não terminará hoje, já que a equipe disputará o Troféu do Interior, que envolve as equipes colocadas entre a 9ª e a 14ª colocação e que dará ao seu campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2019.
Para o jogo de hoje, PC de Oliveira não revelou se utilizará força máxima ou se colocará em campo uma equipe alternativa para preservar alguns atletas para o Troféu do Interior, que começa na semana que vem.
Uma das dúvidas é a presença do volante Bruno Silva, que foi contratado pelo Vasco.
O treinador deve divulgar sua formação momentos antes da partida.
Ponte em crise
Adversário de hoje da Ferroviária, a Ponte Preta ainda corre risco de cair para a Série A2 e passa por uma crise. Em reunião com a diretoria na manhã de sexta-feira, o treinador chegou a um comum acordo para encerrar o contrato e deixou o clube após seis meses de trabalho. A saída do técnico vem um dia após o empate sem gols com o Red Bull Brasil no estádio Moisés Lucarelli, em jogo – teoricamente – sem a torcida da Ponte Preta. A Macaca depende de um empate para escapar. É provável que João Brigatti, o ‘bombeiro’ do clube, assuma mais uma vez o cargo de treinador interino para ‘apagar o fogo’ e tentar salvar o time de um rebaixamento no estadual.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Data/Horário: Domingo, 11 de março, 17h.
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo e Gustavo Rodrigues de Oliveira.
PONTE PRETA – Ivan; Emerson, Renan Fonseca, Luan Peres e Jeferson; João Vitor, Marciel, Daniel e Léo Artur; Gabriel Vasconcelos e Silvinho. Técnico: João Brigatti.
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson, Patrick, Luan e Diogo Mateus; Bruno Silva, Moacir e Velicka; Léo Castro, Hygor e Misael. Técnico: PC Oliveira.