Adriel Manente
A Câmara Municipal de Araraquara publica na edição do jornal O Imparcial desta quarta-feira (27), alguns editais que detalham o aumento de salário de alguns servidores da Casa de Leis. No total, 16 funcionários foram contemplados com o abono. Dentre eles, cinco motoristas, cinco agentes administrativos, um tesoureiro, um procurador, um técnico de informática, um analista em comunicação social, um assistente técnico legislativo e um técnico em contabilidade, terão reajustes em seus vencimentos.
Segundo apurado pela reportagem do O Imparcial juntamente com a Câmara Municipal, o aumento é uma prática normal e acontece a cada três anos.
“Crise” aumenta adesão ao PDV para servidores
Implementado em Araraquara desde o ano passado, o Programa de Demissão Voluntário (PDV) visa a demissão voluntária de servidores já aposentados para desafogar os cofres públicos. Na prática, servidores ativos e aposentados (que ainda trabalham) poderiam solicitar demissão. Eles seriam então indenizados com base no tempo em que atuaram no município. Tudo isso sob justificativa de economizar com gastos.
Vale lembrar que terminou no último dia 15 de março, o prazo para servidores municipais, aposentados ou não, aderirem à segunda etapa do Programa de Desligamento Voluntário (PDV), proposto pela Prefeitura. Atualmente a Prefeitura conta com cerca de 700 aposentados atuando nas diversas secretarias municipais de Araraquara. Na primeira etapa do PDV, aberta em outubro de 2018, houve a adesão de 466 servidores que optaram pelo desligamento.