Novidade na programação da exposição “Trilhos da Bola”, que está em cartaz no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo: a exposição pode ser visitada aos sábados, das 9h às 12h, até o mês de abril, quando será encerrada.
Aprofundando a relação entre patrimônio ferroviário e a consolidação do esporte no Estado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, inaugurou a exposição, em Araraquara, no último dia 5 de dezembro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. O prazo para visitação é até o dia 25 de abril, quando o Museu Ferroviário será palco da festa do Dia do Ferroviário.
A exposição reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista.
Eixos – Organizada em dois eixos: “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios”, Trilhos da Bola apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores – muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes – ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.
O primeiro eixo apresenta o contexto histórico e social da expansão ferroviária paulista e seus impactos na formação das cidades, das relações de trabalho, do cotidiano conectado à modernização trazida pelas ferrovias e ao surgimento da vida urbana, cenário no qual o futebol começaria a se popularizar pelo interior do Estado. Duas instalações também ajudam a contar essa história: uma maquete topográfica do Estado de São Paulo e um diorama interativo com trens em miniatura que evidenciam os patrimônios futebol e ferrovias em outras escalas.
No segundo eixo, o futebol é o protagonista, e o histórico e curiosidades de clubes são revelados. Há também brincadeiras de adivinhação que convidam o público a se divertir aprendendo. O ambiente sonoro combina os ruídos dos trens e trilhos com o clima vibrante do futebol, criando uma experiência completa e imersiva.
O percurso expositivo conta com recursos de acessibilidade, incluindo videolibras, audiodescrição e um painel tátil com fotografia, reforçando o compromisso do Museu do Futebol em promover experiências inclusivas e acessíveis a todos os públicos.
A mostra faz parte do Programa Conexões Museus, iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). O programa tem como objetivo fortalecer o campo museológico paulista por meio da realização de formações nos polos regionais, da articulação de redes temáticas e do incentivo ao compartilhamento de práticas e pesquisas entre os museus do Estado.
A mostra itinerante Trilhos da Bola integra a Temporada 2026 do Museu do Futebol e é realizada com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A Temporada 2026 do Museu conta com o patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; o apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp. A mostra tem a parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
SERVIÇO:
Exposição “Trilhos da Bola”
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antonio Prado, s/n° – Centro)
Período: até 25 de abril
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h; aos sábados, das 9h às 12h
Grátis





























