O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble para a abertura da exposição “Trilhos da Bola”.
A Feira de Artesanato e a Praça de Alimentação irão reunir artesãos da cidade e região com produtos feitos manualmente e gastronomia com alimentos frescos. Artes e artesanato vêm representadas pelos produtos do Guapo e de Cris Ruivo.
Os escritores de Araraquara Alexandre Pierini e Rodrigo Viana participam com seus livros “Crônicas do Esporte em Ação: os meninos do bairro Santana” e “El Gringo, o Vilão Elegante”, respectivamente.
Às 18 horas, acontece a solenidade oficial de abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pelo Museu do Futebol. A partir das 19 horas, o destaque é o show musical “Num sonho antigo”, com Fernanda Trouble.
A exposição “Trilhos da Bola” reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista. Organizada em dois eixos – “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios” –, apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores (muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes) ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.
A exposição “Trilhos da Bola” ficará no Museu Ferroviário até o dia 10 de abril, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Grátis.
Dança
Uma performance que tem como ignição criativa o texto “A complicada arte de ver”, de Rubem Alves, convida o público, por meio dos corpos dançantes, a mergulhar na relação de um casal que busca por outros caminhos afetivos que dê novo curso a choros silenciados e palavras não ditas. “Inflexão”, com Alexandre Julianetti e Luzinete Silva. Nesta sexta-feira (5), às 19 horas, no Teatro do Sesi. Grátis.
Música
Ao lado de Murilo Barbosa Jazz Trio, a cantora Adriana Gennari relembra os sucessos do Maestro Soberano no show intitulado “30 anos sem Tom”. No repertório, estarão presentes composições representativas das várias fases criativas de Tom Jobim. Nesta sexta-feira (5), às 20 horas, no Garimpo do Sesc. Grátis.
Contação de histórias
Entre brincadeiras cantadas, parlendas e quadrinhas, crianças e adultos conhecem histórias que celebram a pluralidade brasileira. “Contos à brasileira, contação de histórias”, com Ciranda Roda Mundo, no sábado (6), às 16 horas, na Convivência Externa do Sesc. Grátis.
Feiras
No sábado (6), das 9 às 19 horas, o Parque Infantil, no Centro, recebe mais uma edição da Feira “Tô em Casa”. A partir das 13 horas, tem karaokê aberto ao público.
No mesmo dia, das 10 às 18 horas, tem Feira do Botânico, no Parque do Botânico, com praça de alimentação, doces, artesanatos e brechós. A banda Crockodilo Rock realiza show musical às 14 horas, com pop rock nacional e internacional dos anos 80. Às 15 horas, tem recreação infantil com a Cia. Relicários e a apresentação de “Místico Chá”.
A Feira Pôr do Sol é a atração do domingo (7), também no Parque do Botânico, das 9 às 17 horas, com economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária e desapego.
A Feira Arte & Gastrô realiza a edição de Natal no domingo (7), das 15 às 21 horas, na Praça do Faveral, na Vila Bonifácio. Dentro da programação estão a contação de história “Jibikí Porikopô – o furto da panela de barro”, com Patrícia Assunção, às 17 horas; e “MPB: Música Para Balançar” com os DJs do Coletivo Tocaya, a partir das 19 horas.
Maracatu
Vai começar a Oficina de Férias de Maracatu com o grupo Sementes Crioulas. Os encontros gratuitos serão realizados entre os dias 6 e 18 de dezembro na Rua Ivo Dall’acqua, no Jardim Quitandinha, atrás do Sesc, sem necessidade de inscrição.
Neste final de semana e também no próximo, dias 6 e 7, 13 e 14 – sábados e domingos – o horário do encontro é das 15 às 18 horas; depois, nos dias 16, 17 e 18 (terça, quarta e quinta), será das 19 às 22 horas.
Todas as atividades do programa são gratuitas e destinadas a todas as idades. Mais informações pelo telefone (16) 99373-8999 e no Instagram (@maracatusementescrioulas e @associacaosementescrioulas).
Oficinas Culturais
Sábado (6) e domingo (7), haverá diversas apresentações artísticas gratuitas com os alunos do programa Oficinas Culturais Municipais.
No sábado (6), as apresentações são de dança contemporânea e teatro, com início às 19h30, no Palacete das Rosas “Paulo A. C. Silva”, no Centro, com “Distopia Neurótica”, “Não Estamos Falando sobre Barcos” e “Se Eu Fosse Bicho”.
Já no domingo (7), as apresentações de teatro infantil começam às 19 horas no CEU das Artes “Vereadora Deodata do Amaral”, no Jardim São Rafael II, com “Escola de Bruxinhas”, “A Pílula Falante” e “O Presépio Vivo”.
No Palacete, os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do espetáculo. Já no CEU das Artes, não é necessário ingresso para as apresentações.
Choro das Águas
No domingo (7), tem mais Choro das Águas na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação começa às 16 horas com a Feira de Artesanato, seguida por oficina infantil de “Collage”, com Liz Under (17 horas), e show musical com Trio Zabumbê (18 horas).
CineSolar
A “Caravana Paulo Gustavo – CineSolar” apresenta o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que está sendo vivenciado ao ar livre no estado de São Paulo. Uma das cidades a receber o projeto é Araraquara, no domingo (7), a partir das 18h30, no CEU das Artes, no Jardim São Rafael II.
Durante as sessões, haverá distribuição de pipoca e um bate-papo com um convidado especialista em cinema. O público receberá ainda a HQ exclusiva “Luz, Câmera, Brasil”, que aborda a história do cinema brasileiro.
Estão à frente desses encontros Marcelo Colaiácovo, cineasta, pesquisador e realizador de filmes brasileiros, e Carlos Primati, crítico, pesquisador, palestrante e membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
A primeira sessão, a partir das 18h30, trará curtas-metragens. Já a segunda, às 19h30, exibirá o filme “O Auto da Compadecida 2”. Grátis.
Feira de Livro Solidária
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, no Centro, promove, de 8 a 12 de dezembro, a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”. O evento será realizado no saguão inferior da biblioteca, com o objetivo de incentivar a leitura, promover a troca de livros e fortalecer a solidariedade comunitária.
Durante a feira, os participantes poderão trocar um livro por outro, por um brinquedo ou por um litro de leite. Vale destacar que os livros para troca devem estar em ótimas condições de uso e não podem ser didáticos.
Os livros arrecadados serão destinados ao acervo da biblioteca, enquanto os brinquedos e alimentos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.
A feira será realizada ao longo de uma semana, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento da biblioteca, das 8h15 às 18h55. Na semana seguinte, as doações serão entregues oficialmente ao Fundo Social.
O projeto visa a ampliar o acervo da biblioteca, promover a formação de novos leitores e fortalecer a cultura da solidariedade na comunidade.
Oficinas
A VI Bienal Internacional de Gravura de Araraquara “Lívio Abramo” oferece diversas oficinas durante sua programação.
Para se inscrever, os interessados devem se inscrever por meio de senhas que serão distribuídas 30 minutos antes do início das oficinas. Todas as atividades serão realizadas na lateral do saguão do Teatro Municipal, no Jardim Primavera.
A oficina de Isogravura irá ensinar a técnica de impressão usando placas de isopor como matriz, inspirada na xilogravura tradicional. Destinada a maiores de 6 anos, será realizada em 3 dias, com 2 turmas por dia (8, 12 e 15 de dezembro), das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, até 15 aprendizes por turma.
A oficina de Zine será nos dias 9, 11 e 16 de dezembro. Também para maiores de 6 anos, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, até 15 aprendizes por turma. A atividade abordará ilustração de zines com carimbos.
Por fim, nos dias 10 e 17 de dezembro, o curador Vitor Pedroso apresenta a oficina de “Ex-Libris”, termo que significa “dos livros de” e que, assim, permite que cada participante crie sua própria marca para aplicar em seus livros por meio de técnicas de impressão, como gravura em metal ou madeira e xilogravura. A oficina será ministrada para maiores de 14 anos, com 2 turmas por dia (das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas), com 15 aprendizes por turma.
Bienal da Gravura
Até o dia 18 de dezembro, Araraquara recebe a 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo”, reunindo obras de artistas do Brasil e de outros países. O evento será realizado no Teatro Municipal, no Jardim Primavera.
A edição apresenta obras de Lívio Abramo, patrono da Bienal, e presta homenagem à gravurista e arte-educadora Fayga Ostrower, uma das figuras mais influentes da gravura moderna no país. Também participam os artistas convidados Christophe Spoto, Fabi Lorenzeti e Pedro Lorenzetti.
Ao todo, a Bienal reúne 300 obras de artistas brasileiros e de diversos países, todas pertencentes ao acervo do Escambo Gráfico, responsável pela curadoria e produção, assinadas por Vítor Pedroso e Ludmila Siviero.
Entre os destaques desta edição está a entrada, no acervo municipal, de um significativo conjunto de obras e matrizes de Fayga Ostrower, doadas ao município por seu instituto. Programação gratuita.
Projeto Guri
O Projeto Guri Araraquara está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos de música, voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As vagas são para as turmas de trombone, trompete e eufônio. Já os cursos de violino, viola erudita, saxofone, clarinete, flauta transversal, percussão, coral juvenil e iniciação musical infantil e adulta terão início em fevereiro de 2026.
As inscrições são presenciais e devem ser realizadas no polo do Projeto Guri em Araraquara, localizado no Centro de Artes e Ofícios “Judith Lauand”, no Jardim Floridiana (Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170). O atendimento acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 19h.
As vagas são limitadas e a disponibilidade deve ser verificada no ato da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3336-8047.
Cinema
Algo ruim aconteceu com Agnes. Mas a vida continua, pelo menos para todos ao redor dela. “Sorry, baby”, na terça-feira (9), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência. 16 anos.
Munir embarca em uma jornada até uma ilha distante para refletir sobre uma decisão drástica, enquanto se vê assombrado por uma parábola enigmática deixada por sua mãe. Na calmaria de seu refúgio, ele encontra a misteriosa Valeska e seu filho rude e leal, Karl. Mesmo que troquem poucas palavras, os simples gestos de bondade que surgem começam a superar a atmosfera de desconfiança. “Yunan”, na quarta-feira (10), às 20 horas, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites com 1 hora de antecedência. 14 anos.
Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):
– Detetives do Prédio Azul 4 – O Fantástico Reino de Ondion
– Five Nights at Freddy’s 2
– Eu e Meu Avô Nihonjin
– Truque de Mestre: o 3º Ato
– Wicked: Parte II
– Zootopia 2
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.
Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo:
– Bugonia
– Five Nights at Freddy’s 2
– Wicked: Parte II
– Zootopia 2
Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.





























