segunda-feira, 8, julho, 2024

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara começa no próximo dia 22

Programação gratuita conta com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro, além dos internacionais: Luis Alonso-Aude (Cuba/Brasil), Alejandra Diaz (Paraguay), Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha), Rhys Dennis (Inglaterra)

Mais lido

A 23ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara será realizada entre os dias 22 e 30 de setembro sob o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, da APAA e da Escola de Governo.

O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak – liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras – e a artista-docente Gilsamara Moura – atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A abertura no próximo dia 22, sexta-feira, em Araraquara, será na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). A partir das 18h30 haverá a chegança com Indígenas Kariri Xocó, seguido pelo cerimonial (19h) e pela apresentação do espetáculo “Opará, o rio de Rosa – uma viagem pelo velho Chico” com os alunos da EMD.

Antes da abertura oficial, no dia 21 o FIDA realiza o “Esquenta FIDA” em Matão, cidade vizinha de Araraquara, na Biblioteca Municipal de Matão, com a atividade “Conversa Selvagem”, composta por roda de Conversa e Toré (uma celebração de alegria das aldeias com dança em círculo e música), com Cacique Yradzu e Kariri Xocó, das 17h às 19h. O festival conta com mais atividades em Matão (confira no final da matéria).

No sábado (23) a programação tem início com a baiana Vânia Oliveira ministrando a ação formativa “Cena Preta Mulher” – Dança(s) de Blocos Afro, das 10 às 12h no Centro SP Afro; à tarde, às 16h, haverá o espetáculo infantil “Memórias de Carvalho” na convivência do SESC Araraquara. Uma Oficina de Dança, Percussão e Canto para Mulheres, com o Bonde das Batukera será realizada às 18h no Palacete das Rosas; e à noite, a partir das 20h, no Quintal do Bigode, tem a Festa “FIDA – Dançar Sonhos Manifestos”, com Baile do Lima.

No domingo (24), além da “Cena Preta Mulher”, haverá das 11 às 15h um Encontro de Capoeira, com Sidarta Ribeiro, e também Feira de Artesanato Indígena e de Gastronomia no Parque do Basalto. São convidados do evento os grupos de capoeira de Araraquara: Geração do Quilombo, Sol da liberdade, Manifesto Capoeira, Abadá Capoeira e Pau Brasil.

Às 16h a programação segue na Praça Pedro de Toledo até às 20h, com a Feira Artesanato Indígena e Economia Criativa e Solidária, destacando: “Samba de Coco” com Bonde das Batukera (16h30), “Conversa Selvagem” com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro (17h), “Cena Preta” com Vânia Oliveira (19h). Finalizando a programação do domingo, na Praça das Bandeiras tem a Jam Session “Vem Dançar com a Gente” das 20 às 22h.

Segunda-feira (25) se inicia com duas Ações Formativas: “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI), na EMD das 9h30 às 11h30; e “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil), no Senac Araraquara das 9 às 12h. Também, das 15 às 17h, a oficina “Dança: corpo e escrita criativa”, com João Paulo Lima (CE), será realizada no CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. Na FCL-Unesp, à noite, serão realizados: a conferência “O que corazonamos com os sonhos?”, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro, no Anfiteatro B às 19h; e o ritual “Toré” com Kariri Xocó (AL/SP), no Espelho D’água às 21h.

Na terça-feira (26), além de “CO(u)RO Imaginário”, serão realizadas outras duas Ações Formativas: “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil), no Senac Araraquara das 9 às 12h; e “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay), das 15 às 17h, na Art Dance Academia de Ballet. Na Fundação CASA, das 15 às 17h, os jovens contarão com a “Conversa Selvagem”, composta por Roda de Conversa e Toré, com Cacique Yradzu, Kariri Xocó (AL/SP).

A programação da noite de terça (26) conta com a apresentação dos espetáculos selecionados pelo edital transartístico: “Saída de Emergência”, no Palacete das Rosas às 19h30; “Movendo Histórias Enegrecidas”, em frente à Prefeitura às 20h30; e “Contraste”, no Palacete às 21h. Por fim, a Sessão Maldita – também no Palacete, às 21h30 – apresenta o espetáculo “Devorar”, com Ireno Júnior (PI).

A Ação Formativa “Corpo Zero” abre a programação da quarta-feira (27) no Senac Araraquara juntamente com uma apresentação “Como você me vê?”, seguida por: oficina “Improvisação e Composição:  Mover-Se e Ser Movido” (Dança Contemporânea), com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha), na EMD das 15h30 às 17h30; Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz; e dois espetáculos no Sesc Araraquara: “Carta aberta aos corpos não defs”, com João Paulo Lima (CE-Brasil) e “Echo”, com Rhys Dennis (Inglaterra).

O bailarino inglês Rhys Dennis abre a programação da quinta-feira (28) com a Oficina “O corpo fala mais alto”, na EMD das 9h30 às 11h30; cedo no Senac também tem apresentação “Como você me vê?” e a Ação Formativa “Corpo Zero”; à tarde tem a Ação Formativa “Balé Contracolonial”. A Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Corpo Território” será na EMD, das 15h30 às 17h30, com a participação de: Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), Flor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL).

Na noite de quinta, a partir das 20h, mais dois espetáculos serão apresentados no Teatro do Sesc Araraquara: “Inflexão”, com os araraquarenses Luzinete Silva e Alexandre Julianetti e “Na beira do mundo. Do outro lado de mim”, com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha) e Rafael Rocha (Brasil).

Na sexta-feira (29), as atividades se concentram na FCL – UNESP, com: a Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” em três horários no Anfiteatro B: das 10h às 13h; das 14h às 16h e das 16h às 18h. Às 19h tem Cena Insolente, com o espetáculo “M@ri – Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas. As inscrições devem ser efetuadas pelo link: https://bit.ly/cena-indigena .

No último dia do FIDA, no sábado (30), a programação tem início no Quilombo Rosa com: Cena Indígena “Conhecimentos dos instrumentos de Poder com Cantos e Dança Toré”, com Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL) e Aratamã Kariri Xocó (AL), às 10h. Depois, às 12h, tem apresentação o Grupo de Maracatu Sementes Crioulas. Das 14h às 17h, a Cena Insolente “Curadoria e artistas na América Latina – por uma ética da solidariedade” e “Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos” será realizada no Palacete das Rosas. A ideia é contar com a participação de público formado por artistas que devem estar munidos de seus projetos para serem apresentados aos curadores. Participam: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil), com mediação de Gilsamara Moura (FIDA/Brasil).

A apresentação de escolas, grupos e academias de dança de Araraquara e região será realizada às 17h no Teatro de Arena. Por fim, a partir das 20h no Sesc Araraquara acontece o “Bailixtranha”, com ênfase na cena trans, com Ballroom, desfile e DJs.

Vale destacar que, além das atividades do “Esquenta FIDA”, a vizinha Matão conta também com as seguintes atividades do FIDA: “Conversa Selvagem”, com uma Roda de Conversa e Toré com Cacique Yradzu e Kariri Xocó (AL/SP) na Biblioteca Municipal de Matão (dia 21, das 17 às 19h); espetáculo “Inflexão” com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (Araraquara-SP), na Casa Pipa (dia 23, às 20h); e com a Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida – Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF), no CEU das Artes Josceley Maria Clemente “Jô”, (dias 25 e 27, das 15 às 17h).

Para as inscrições gratuitas nas oficinas é necessário o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023 ; enquanto que para os espetáculos os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

A Escola de Governo irá certificar todas as mesas de estudo do FIDA. Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA).

Programação FIDA 2023

•        21 de setembro (quinta)        

17h às 19h: Esquenta FIDA em Matão-SP                                              

Conversa Selvagem (Roda de Conversa e Toré)

Cacique Yradzu e Kariri Xocó (AL/SP)

Local: Biblioteca Municipal de Matão (Avenida 7 de Setembro, 1183 – Centro, Matão)

•        22 de setembro (sexta)

18h30: Abertura oficial – Chegança com Indígenas Kariri Xocó

19h: Cerimonial – Mesa autoridades e convidades “Sonho Manifesto” (Funarte/MINC/Prefeitura/ UFBA)

20h30: Espetáculo “Opará, o rio de Rosa. Uma viagem pelo Velho Chico”

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

•        23 de setembro (sábado)

10h às 12h: Ações Formativas “Cena Preta Mulher” – Dança(s) de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA)

Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, N° 1195 – Vila Xavier)

16h: Espetáculo Infantil “Memórias de Carvalho”

Local: convivência do Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

18h: Oficina de Dança, Percussão e Canto para Mulheres, com Bonde das Batuqueiras

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

20h: Espetáculo – “Inflexão” com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (SP)

Local: Casa PIPA / Matão-SP (entrada pelo Rua Vicente Russo – Azul Ville, Matão – SP)

20h às 01h: Festa Fida – Dançar Sonhos Manifestos, com Baile do Lima

Local: Quintal do Bigode (Rua Voluntários da Pátria, 2380 – Fundos/ Centro)

•        24 de setembro (domingo)

10h às 12h: Ações Formativas “Cena Preta Mulher” – Dança(s) de Blocos Afro, com Vânia Oliveira (BA)

Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, N° 1195 – Vila Xavier)

11h às 15h: Encontro de Capoeira com Sidarta Ribeiro + Feira Artesanato Indígena e Gastronomia  + grupos/associações locais

Local: Parque do Basalto (Av. São João, s/n – Jardim Pinheiros – Vila Xavier)

16h às 20h: Feira Artesanato Indígena e Economia Criativa e Solidária

16h30: Samba de coco, com Bonde das Batuqueiras

17h: Conversa Selvagem, com Ailton Krenak (MG) e Sidarta Ribeiro (RN)

19h: Cena Preta, com Vânia Oliveira (BA)

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

20h às 22h: Jam Session “Vem Dançar com a Gente”

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

•        25 de setembro (segunda)

9h30 às 11h30: Ação Formativa “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

9h às 12h: Ação Formativa “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

15h às 17h: Oficina “Dança: corpo e escrita criativa”, com João Paulo Lima

(CE-Brasil)

Local: CAOF – Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Jardim Floridiana)

15h às 17h: Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida – Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF)

Local: CEU das Artes Matão – Josceley Maria Clemente “Jô” /Matão-SP

19h: Conferência “O que corazonamos com os sonhos?”, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro

Local: UNESP – Anfiteatro B (Rod. Araraquara Jaú, km 1)

21h: Toré com Kariri Xocó (AL/SP)

Local: Espelho D’água UNESP (Rod. Araraquara Jaú, km 1)

•        26 de setembro (terça)

9h30 às 11h30: Ação Formativa “CO(u)RO Imaginário”, com Ireno Júnior (PI)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

9h às 12h: Ação Formativa “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)

15h às 17h: Conversa Selvagem (Roda de Conversa e Toré), com Cacique Yradzu, Kariri Xocó (AL/SP) e jovens

Local: Fundação CASA

19h30: Espetáculo “Saída de Emergência” (edital transartístico)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

20h30: Espetáculo “Movendo Histórias Enegrecidas” (edital transartístico)

Local: Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840– Centro)

21h: Espetáculo “Contraste” (edital transartístico)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

21h30: Sessão Maldita – Espetáculo “Devorar”, com Ireno Júnior (PI)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

•        27 de setembro (quarta)

9h às 12h: Apresentação “Como você me vê?” + Ação Formativa “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

15h30 às 17h30: Oficina “Improvisação e Composição:  Mover-Se e Ser Movido” (Dança Contemporânea), com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

15h às 17h: Ação Formativa “Pisar onde o outro pisa. Caminhar em direção à vida – Roda de Cura”, com Flor Guerreira (MG) e Patrícia Santos (DF)

Local: CEU das Artes Matão – Josceley Maria Clemente “Jô” /Matão-SP

15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)

20h: Espetáculos “Carta aberta aos corpos não defs”, com João Paulo Lima (CE-Brasil) + “Echo”, com Rhys Dennis (Inglaterra)

Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

•        28 de setembro (quinta)

9h30 às 11h30: Oficina “O corpo fala mais alto”, com Rhys Dennis (Inglaterra)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

9h às 12h: Apresentação “Como você me vê?” + Ação Formativa “Corpo Zero – Energia e presença na construção do corpo em cena”, com Luis Alonso (Cuba/Brasil)

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

15h30 às 17h30: Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Corpo Território”, com Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), Flor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

15h às 17h: Ação Formativa “Balé Contracolonial”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Art Dance Academia de Ballet (Rua Gonçalves Dias, 43)

20h: Espetáculos “Inflexão”, com Luzinete Silva e Alexandre Julianetti (SP-Brasil) + “Na beira do mundo. Do outro lado de mim”, com Dasha Lavrennikova (Rússia/Espanha) e Rafael Rocha (Brasil)

Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

•        29 de setembro (sexta)

10h às 13h / 14h às 16h / 16h às 18h:

Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” (Grupo de Trabalho/Estudos), com Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), MariaFlor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)

Local: ANF B e espaços abertos (UNESP) – Rod. Araraquara Jaú, km 1

19h: Cena Insolente – Espetáculo “M@ri – Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas

Local: ANF B, espaços abertos e Espelho d’água (UNESP) – Rod. Araraquara Jaú, km 1

Inscrições para as atividades do dia 29 devem ser efetuadas pelo link: https://bit.ly/cena-indigena

•        30 de setembro (sábado)

10h às 12h: Cena Indígena “Conhecimentos dos instrumentos de Poder com Cantos e Dança Toré”, com Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)

12h: Sementes Crioulas – Maracatu

Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150 – Valle Verde)

14h às 17h: Cena Insolente – “Curadoria e artistas na América Latina – por uma ética da solidariedade” e “Encontro com programadores de Festivais Latinoamericanos” (traga seu projeto artístico e o apresente aos curadores)

Com: Alejandra Díaz (Créar En Libertad/ Paraguay), Luís Alonso (FILTE/Brasil) e Adriana Banana (FID/Brasil)

Mediação: Gilsamara Moura (FIDA/Brasil)

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

17h: Apresentação escolas, grupos e academias de dança de Araraquara e região

Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado)

20h: Ballroom “Bailixtranha” (cena Trans) / Festa de Encerramento Ballroom – desfile, DJs

Local: SESC Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

– Inscrições gratuita para as oficinas, através do preenchimento do formulário online: https://bit.ly/fida-2023

– Espetáculos: ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação

Programação gratuita

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias