A FliSol – Feira Literária da Morada do Sol terá sua abertura oficial na noite desta quarta-feira (06) e, no dia seguinte, na quinta (07) pela manhã e à tarde, estudantes da rede municipal de Educação participam da FliSolzinha – a programação infantil da FliSol – no Teatro Municipal, onde será encenado o espetáculo infantil “A Coroa de Fios”.
No total serão contemplados 778 estudantes, com 381 crianças pela manhã e 397 à tarde. Vale lembrar que a FliSolzinha vem sendo realizada nos últimos meses com apresentações no Teatro do Sesc e do Senac Araraquara para os estudantes da rede municipal.
Nesta quinta, serão duas sessões, às 9h e às 14h, com a participação dos: CER Clodoaldo Medina, CER Cyro Guedes Ramos, CER José Ênio Casalecchi, CER Judith de Barros Batelli, CER Lourdes Ap. Carvalho Prada, CER Maria Barcarolla Filie, CER Padre Bernardo Plate, CERs Rubens Cruz I e II e CR Adelina Leite Amaral.
“A Coroa de Fios”, uma contação de histórias infantil que celebra a beleza e a importância do cabelo na construção da identidade e autoestima das crianças. O espetáculo tem direção de Larissa Mariano e produção de Zé Guilherme e apresenta os atores Larissa Mariano e a Eduarda Laurindo.
Inspirada nos livros “Minha Mãe Usa Touca de Cetim”, de Cintia Almeida Santos, e “O Mundo no Blackpower de Tayó”, de Kiusam de Oliveira, a história é um momento de descoberta e amor-próprio através dos fios que adornam nossas cabeças. Uma experiência repleta de magia, amor e celebração da diversidade, com o objetivo principal de mostrar como é importante desde cedo aprender sobre ancestralidade, respeito, amor próprio e identidade.
Ao encenar histórias que celebram a beleza e a diversidade dos cabelos afro, a peça proporciona uma experiência única, moldando a maneira como as crianças veem a si mesmas e os outros. Nesse palco encantado, cada criança é convidada a se amar, aceitar e celebrar sua singularidade, promovendo um futuro mais inclusivo e empático.
O espetáculo deixa com uma reflexão profunda sobre a importância da aceitação e do amor próprio. A diversidade de histórias capilares é ressaltada, destacando que cada um possui sua própria história, seja ela refletida pelo sol, pela lua ou mesmo pela ausência de cabelo. Todos são belos à sua maneira.
A programação da FliSolzinha, posteriormente, segue com atividades na manhã do domingo (10) para todos os interessados – famílias, crianças e adultos. Lucas Tannuri, Fabiana Abi Rached e Maria Chocolate são os autores que participam da mesa “FliSolzinha: Autores de Literatura Infantil”, às 10h, com a mediação de Edi Pereira.
A partir das 11h, Lucas Tannuri, Dani Raphael e José Guilherme comandam uma oficina de Artes Visuais para crianças, Nerita Pio realiza contação de história.
Mais informações: https://flisol.com.br/edicao-2024 , http://www.facebook.com/flisol.araraquara1 , http://www.instagram.com/flisol.araraquara e http://www.araraquara.sp.gov.br .