“Florescemos!” é o tema da 24ª edição da Rolêfeira, evento de economia criativa organizado pelo Coletivo Rolê, que tem como foco reunir compra consciente, empreendedorismo, arte e cultura para garantir a diversão de adultos e crianças. A feira acontece no próximo domingo, 15 de setembro, das 15 às 22 horas na Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331).
Consolidada como a maior feira de Araraquara e região, a Rolêfeira fortalece a economia local e regional, com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, quitutes e outros, além de promover atividades culturais, priorizando artistas locais. Tudo isso para garantir diversão para toda a família. Além disso, o Coletivo Rolê também busca caminhos para promover a inclusão: nesta edição, a comunidade surda pode fazer suas compras e participar das atividades mediadas por intérpretes de libras.
A feira tem início às 15h e a programação cultural começa às 16h com a atividade Jardim de Palavras “Cartas para a Terra” com o escritor e multiartista Rodrigo Vulcano, uma ação que promove a união de literatura e meio ambiente: “escrevermos cartas datilografadas (com máquina de escrever) em papel semente com mensagens direcionadas ao planeta Terra e cada participante leva sua mensagem para casa para “plantar”; dos papéis, depois de plantados e regados, brotam margaridas, explica Vulcano. A participação é individual, é só chegar!
Para continuar “florescendo”, às 17h Madu Flores ministra oficina de Exsicata, técnica de preservar as plantas secas. Nesta oficina, que tem como objetivo despertar a curiosidade sobre o universo da botânica, o participante irá aprender a desidratar plantas a fim de guardar suas partes como forma de reconhecimento, entendendo o processo desde sua coleta até a finalização do papel. Oficina acessível em libras e aberta a todos os públicos. Não será necessário inscrição.
A feira também terá exibição de filme para pais e filhos: no estacionado ao lado da praça, o Girabus, ônibus itinerante da FLISOL (Festa Literária da Morada do SOL) que leva atividades literárias e exibições de filmes pela cidade, com proposta de dialogar e alimentar a imaginação do público, estará aberto a partir das 17h30 com exibição do filme João no Reino de Papelão. Com sessões de aproximadamente 15 minutos, o curta de Rodrigo Vulcano parte de poesias de Manoel de Barros e Paulo Leminski unidas a práticas pedagógicas como trava-línguas, adivinhas e rimas para contar uma aventura muito empolgante: João é um menino que gosta das coisas simples e vai entrar numa viagem a mundos imaginários em busca de sua coroa de Rei.
Para finalizar, tem bailinho Rolê com a banda Enseada a partir das 20h. O projeto Enseada reúne clássicos e releituras de músicas pop e rock nas versões Country, Folk e Bluegrass, em sua maioria tocadas com instrumentos que trazem a suprassumo desses estilos. Bora dançar com a gente!
A 24ª edição da Rolêfeira tem parceria com a Minhocaria na gestão de resíduos e da FLISOL (Festa Literária da Morada do SOL), além do apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Realização: Coletivo Rolê
Serviço:
Evento: Rolêfeira – 24ª edição – Florescemos!
Data: 15 de setembro (domingo)
Horário: das 15 às 22h
Local: Praça do Faveral – Rua Henrique Lupo (próximo ao número 331)
Todas as atividades são gratuitas.
Para saber mais:
15h – Abertura
Mais de 90 expositores com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros. #CompreLocal #CompreDeQuemFaz
16h – Atividade Jardim de Palavras “Cartas para a Terra” – Rodrigo Vulcano
Projeto literário Jardim de palavras: “Cartas para a Terra” propõe a união de literatura e meio ambiente. Nessa atividade escrevemos cartas datilografadas (com máquina de escrever) em papel semente. Nessas cartas, os ouvintes ditarão mensagens direcionadas ao planeta Terra. Cada participante leva sua mensagem para casa e pode “plantar” sua ideia ou mensagem num vaso ou jardim junto com um pequeno pacote com sementes recolhidas na natureza. Dos papéis, depois de plantados e devidamente regado, brotam margaridas.
Rodrigo Vulcano
Escritor, formado em Letras, pós-graduando em Arteterapia. Proprietário da Editora Geringonça, tem quatro livros infanto-juvenis publicados: A menina com sorriso de orelha a orelha; O monstro devorador de palavras; Noé e o escafandro
17h – Oficina EXSICATA: a técnica de preservar as plantas secas com Madu Flores
O mundo das experimentações muitas vezes é reservado para uma idade avançada e mais comumente encontrado em ambientes particulares e privados, sendo poucos os espaços públicos ou comunitários que oferecem práticas de experimentação científica ou laboratorial. Nesta oficina iremos aprender como desidratar as plantas a fim de guardar suas partes como forma de reconhecimento botânico, desde sua coleta até a finalização do papel. Tem como objetivo despertar a curiosidade do saber, de conhecer um novo universo. Iremos utilizar produtos naturais com o intuito de resgatar a flora nativa.
Madu Flores é graduada em Farmácia pela Unesp e é a Dona das Flores.
17h30 às 19h – GIROBUS – Flisol, Exibições do Filme: João no Reino de Papelão
Girobus é um ônibus itinerante da FLISOL (Festa Literária da Morada do SOL) que leva atividades literárias e exibições de filmes pela cidade, com proposta de dialogar e alimentar a imaginação do público, na edição da Rolêfeira o GIROBUS estará aberto a partir das 17h30 com exibição do filme João no Reino de Papelão, com sessões a cada 15 minutos, aproximadamente.
Sinopse filme:
João é um menino que gosta das coisas simples. Ele entra numa viagem a mundos imaginários em busca de sua coroa de Rei. Nessa viagem ele faz novos amigos e descobre que a felicidade está em todos os lugares. Sempre é tempo de aventura! Sempre é possível um novo olhar. João no Reino de Papelão”, que tem como foco as poesias de Manoel de Barros e Paulo Leminski unidas a práticas pedagógicas como trava-línguas, adivinhas e rimas.
Autor Rodrigo Vulcano
20h – Show da banda Enseada
Da união de dois Renans no interior de São Paulo surge um projeto que reúne clássicos e releituras das músicas pop e rock nas versões Country, Folk e Bluegrass. Em sua maioria tocadas com instrumentos que trazem a suprassumo desses estilos, os dois caipiras do inferno paulista levantam qualquer evento e laçam ao público que canta junto as famosas melodias. Com: @renananello e @renansilveira .