Guarda municipal deixa comando da GCM alegando não compactuar com postura do atual secretário de Segurança de Araraquara

De acordo com o servidor, Danilo Soler, “mentiras e distorções estariam sendo contadas sobre programas sérios e fundamentais, como a Patrulha Maria da Penha, o Câmera Cidadã e a Muralha Paulista

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O agora ex-comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araraquara, Danilo Soler, emitiu uma nota pública nesta quinta-feira (18), relatando os motivos de ter deixado a função de comando da instituição. Na nota, o guarda civil alega que não compactua com as ações do coronel PM Adalberto José Ferreira, atual secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes.

Ainda de acordo com a nota, outros servidores de carreira que pertencem à cadeia de comando da GCM também estariam pedindo exoneração.

Leia a nota na íntegra:

Nota do ex-Comandante da Guarda Civil Municipal, Danilo Soler

“Ao deixar a função de Comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, sinto a responsabilidade de prestar esclarecimentos à sociedade e à corporação.

Minha saída do cargo não está vinculada a questões técnicas ou de desempenho, mas sim a princípios que sempre norteiam minha vida pública e profissional. Não aceitei:

         •        Praticar ou compactuar com perseguições a servidores;

         •        Situações que ferissem o interesse público ou não estivessem alinhadas à missão da GCM;

         •        A lógica da vaidade política, que não deve se sobrepor ao trabalho sério e ao compromisso com a sociedade;

         •        Mentiras e distorções em programas sérios e fundamentais, como a Patrulha Maria da Penha, o Câmera Cidadã e a Muralha Paulista, que devem ser tratados com a verdade e transparência que a população merece.

Durante o período em que estive à frente da corporação, a GCM conquistou resultados inéditos. Nunca em sua história a instituição esteve em tanto destaque positivo, reconhecida pela imprensa, pela população e refletida em estatísticas recordes de atuação. Esses resultados não aconteceram por acaso, mas sim fruto de uma gestão operacional voltada ao que é justo, correto e de real interesse da sociedade.

É importante destacar que toda a cadeia de comando formada por cargos de carreira — incluindo Subcomando, Corregedoria e Inspetores — também está pedindo exoneração a pedido, em solidariedade e em defesa dos mesmos princípios e por não corroborarem com a postura do atual secretário.

Reitero meu respeito absoluto a todos os guardas civis municipais, que diariamente se dedicam com profissionalismo e coragem à proteção da população.

Minha saída não significa afastamento do compromisso com a segurança pública, mas reafirma que princípios e valores não podem ser negociados”.

Assinada: Danilo Soler

Ex-Comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara

Prefeitura

A Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas deve emitir uma nota de resposta em breve.

Mais Artigos

Últimas Notícias