domingo, 24, novembro, 2024

Homenagens e festival de atletismo marcam entrega à população da nova Pista da 36

Totalmente modernizada, Pista de Atletismo "Armando Garlippe" foi aberta para uso do público e para uso de equipes de treinamento

Mais lido

Homenagens e um festival de atletismo com cerca de 230 participantes marcaram, no último sábado (21) a entrega da nova Pista de Atletismo “Armando Garlippe”, a Pista da 36, no complexo esportivo do Ginásio Municipal “Guilherme Fragoso Ferrão”. A pista passou por uma grande reforma e foi totalmente modernizada.

Participaram familiares de Armando Garlippe, o homenageado com a denominação da pista; familiares de José Luiz Bonifácio, o Boni, um dos símbolos do atletismo de Araraquara e servidor público na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também homenageado durante a cerimônia; autoridades, atletas, técnicos e demais convidados.

O projeto de modernização da Pista de Atletismo “Armando Garlippe”, no qual

Foram investidos cerca de R$ 7.3 milhões no projeto de modernização da pista, que agora passa a atender padrões internacionais, seguindo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da International Association of Athletics Federations (IAAF). A Pista de Atletismo Armando Garlippe foi inaugurada em 1969, quando Araraquara sediou pela primeira vez os Jogos Abertos do Interior.

“Essa inauguração tem uma simbologia muito grande, não só pela importância para o esporte, mas também porque foi uma obra que atende demanda levantada no Orçamento Participativo, que é quando a população decide onde investimos o dinheiro público. E é simbólica também, porque o Garlippe foi uma referência para o esporte de Araraquara e seu legado fica marcado aqui. E porque o Boni também é uma referência para o esporte e para o atletismo. Pouca gente conhece o atletismo como ele e eu nunca vi alguém que tenha um olho tão bom para enxergar talentos”, afirmou o prefeito Edinho, durante a cerimônia. “Essa obra foi sofrida, como muitas outras que tivemos que parar ou diminuir o ritmo durante a pandemia, porque direcionamentos nossos recursos para salvar vidas. Quando conseguimos retornar, investimos mais de 7 milhões, porque os praticantes do esporte de Araraquara e as equipes de treinamento merecem uma pista como essa, que hoje é a melhor do Estado de São Paulo. Agora temos estrutura para trazer competições oficiais e que nossos atletas de alto rendimento aproveitem muito para subir ao mais alto patamar possível. Hoje temos 503 atletas que recebem bolsa da Prefeitura e são seus índices que definem o valor da bolsa. Quero ter aqui o maior projeto de atletismo do interior. Vamos elaborar o projeto, trazer as crianças e eu mesmo vou atrás de patrocínio. Quero esse espaço ocupado pelo público e também pelo maior projeto de inclusão social através do atletismo”, completou o prefeito.

Edinho reforçou que, além das equipes de treinamento, o público em geral vai utilizar a pista. De segunda a sexta-feira, das 5 às 8 horas e das 18 às 22 horas, o espaço estará aberto para uso do público em geral. Das 8 às 17 horas, a pista receberá as equipes de treinamento. Nos fins de semana, a pista também abrirá ao público em geral; aos sábados, das 6 às 18 horas, e aos domingos e feriados, das 6 às 12 horas.

Ao lado do prefeito, também fizeram parte da frente de autoridades da cerimônia, as secretárias municipais Renata Bratfisch, de Obras e Serviços Públicos; Sálua Kairuz Poleto, do Desenvolvimento Urbano, Nathália Maurício Rigolin, coordenadora de Participação Popular; a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo; o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Welington Reginaldo dos Santos, o Nezinho; o homenageado José Luiz Bonifácio, o Boni, e Luis Armando Garlippe, neto do nosso homenageado Armando Garlippe. Boni e Luiz Armando saudaram os presentes, emocionados, agradecendo as homenagens e o reconhecimento.

“Araraquara é um celeiro de atletas. Espero que muitas crianças e jovens se inspirem e aproveitem esse espaço para seguir no esporte. Agradeço demais essa homenagem”, declarou Boni, em sua saudação aos presentes, logo após receber do prefeito Edinho uma placa de homenagem pela sua trajetória dedicada ao esporte e como servidor público.

“Em nome de toda a minha família, agradeço Edinho por inaugurar essa pista modernizada, do jeito que meu avô merecia. Meu avô foi um atleta símbolo do atletismo, depois trabalhou na organização das competições e morreu trabalhando em prol do esporte. Muito obrigado pelo reconhecimento”, declarou Luiz Armando Garlippe que, ao final da cerimônia, ao lado dos familiares e do prefeito, descerrou a placa de reinauguração da pista.


E logo após a cerimônia de abertura, cerca de 230 crianças e adolescentes estrearam a pista participantes de um festival de Atletismo organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com atividades participativas e recreativas, disputando corridas rasas de velocidade, salto em distância e lançamento de dardo, tudo adaptado para as faixas etárias participantes. Todos ganharão medalha de participação e lanche.

É importante salientar que é obrigatório o uso de tênis comum ou próprio para corrida para uso da pista. E é proibido o uso de sapatilha de atletismo com prego.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias