Foram prorrogadas as inscrições para os artistas ou conjunto de artistas interessados em expor suas obras e projetos de artes visuais na 16ª edição do Território da Arte de Araraquara. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 18 de abril, podendo participar projetos de artistas brasileiros ou estrangeiros, que se relacionem com o eixo das artes visuais e dialoguem com o tema: “Conexões Possíveis”.
Pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, colagem, assemblage, readymade ou instalação, fotografia, videoarte e suas derivações, instalação interativa, performance, intervenção urbana, intervenção arquitetônica, landart, art based research, arte digital – outras visualidades possíveis nas interfaces das artes visuais com outras linguagens – são aguardadas para as exposições.
O 16º Território da Arte de Araraquara contará com três categorias de seleção, com e sem premiação. Na categoria “Território Fluxos” serão consideradas obras conforme as linguagens listadas acima. Esta categoria oferece como ajuda de custo, o valor único de R$ 3.000,00 para os três projetos melhores pontuados pela comissão de seleção e curadoria.
A categoria “Território Panoramas” oferece contrapartida com espaço para exposição individual para os três projetos melhores pontuados pela comissão e curadoria. Os espaços serão articulados e definidos pela equipe curatorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, podendo ser na cidade de Araraquara ou em atividades ou espaços relacionados a artes visuais na região.
Por fim, a categoria “Território Experimentações” cria oportunidade para obras de artistas emergentes, a fim de apresentar alguma produção recente e independente. A categoria não conta com qualquer tipo de premiação ou remuneração.
A comissão de avaliação observará os seguintes critérios: qualidade artística e poética; ineditismo da proposta e coerência conceitual, adequação ao tema proposto; originalidade; compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis; estar em diálogo com a proposta conceitual da mostra; fazer parte do escopo das artes visuais em sua amplitude conceitual.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura – Palacete das Rosas (Rua São Bento, nº 794 – ao lado da Prefeitura Municipal), das 9h15 às 17h15, de segunda a sexta-feira, ou por envio pelos Correios. No caso dos projetos enviados pelos Correios, serão considerados inscritos apenas aqueles que tenham como data limite de postagem o dia 12 de abril de 2019.
Cada interessado poderá inscrever somente um projeto por categoria. O projeto apresentado necessita estar devidamente ilustrado e acompanhado de memorial descritivo e necessidades técnicas.
Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (16) 3322-2770 / 3332-6574.