segunda-feira, 20, maio, 2024

Instalação de gradis em pontilhões deve ser concluída em abril, segundo Prefeitura

Informações sobre obras de segurança para pedestres nos viadutos das avenidas Barroso e 22 de Agosto foram enviadas ao vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Mais lido

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, informou que as obras de instalação de novos gradis nos viadutos Leonardo Barbieri (Pontilhão da Avenida Barroso) e Raphael Barbieri (Pontilhão da Avenida 22 de Agosto) devem terminar na primeira quinzena de abril.

A informação foi enviada em resposta a um requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos). No documento, o parlamentar havia mencionado que os pontilhões possuem índices preocupantes de atos contra a própria vida e que as obras devem trazer maior segurança para os pedestres que transitam por esses locais. Para esse investimento, foi aprovado crédito orçamentário de R$ 1.114.157,72 em junho do ano passado.

Em resposta aos questionamentos de Angeli, a Prefeitura explicou que foram realizados estudos sobre as estruturas dos pontilhões para a ampliação dos gradis. Segundo o documento, a carga adicional no viaduto da 22 de Agosto foi de 20 kg/m e, no viaduto da Av. Barroso, de 40 kg/m.

“Tais informações foram analisadas na fase de estudo e, com a adição dessa carga, não existe risco no quesito de estabilidade estrutural dos equipamentos”, afirma o ofício assinado pelo secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro.

Angeli perguntou também quais medidas adicionais, além da instalação dos gradis, que estão sendo tomadas para promover a segurança dos pedestres. Na resposta, o Executivo argumentou que as instalações dos novos gradis “foram justamente para atendimento das condições de segurança dos munícipes que utilizam os equipamentos públicos”.

Além disso, a Prefeitura afirmou que a obra atende a Norma de Segurança NBR 14.718, cuja altura prevista não pode ser inferior a 1,10 m. “No local, após as instalações, a altura ficou superior a 2 metros. Portanto, atende plenamente a norma técnica de segurança vigente”, afirma o secretário.

“Embora os gradis tenham sido instalados para prevenir atos perigosos nos pontilhões, como formas de aumentar a segurança, é crucial avaliar a eficácia dessas medidas pela Prefeitura em abordar o problema de forma abrangente. Embora os gradis possam inibir tais ações, é importante garantir que outras medidas também estejam sendo consideradas para garantir a segurança dos pedestres. A administração municipal deve adotar uma estratégia completa para proteger nossa população em todas as situações”, destaca Angeli.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias