Janeiro termina com balanço positivo na zeladoria da cidade

Equipes de obras e serviços de conservação atuaram em toda a cidade, mas ainda existem muitas áreas públicas tomadas pelo mato alto

Mais lido

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou, já nos primeiros dias de gestão, um amplo programa de zeladoria e limpeza pública no município. Durante todo o mês de janeiro, múltiplas equipes compostas por cooperados, reeducandos e terceirizados foram para as ruas para realizar os serviços de raspagem, capina e limpeza em geral. Porém, muitas áreas públicas ainda estão tomadas pelo mato alto.

A conservação das vias e praças e remoção do mato alto foram feitas manualmente, cobrindo mais de 510 mil metros quadrados. Já a roçada mecanizada com trator totalizou 215 mil metros quadrados. Foram retiradas mais de 50 árvores caídas, além de 20 podas em árvores para prevenção de riscos, 12 remoções de árvores com risco de queda e retirada de galhos caídos em mais de 70 endereços. Os esforços melhoram a circulação, evitam acidentes e transtornos, e contribuem para impedir que se formem novos criadouros do mosquito aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de outras pragas urbanas.

Já na área de serviços públicos, a operação tapa buraco reparou quase mil buracos nas vias. Também foi realizado o recapeamento de cinco mil metros quadrados; limpeza, desobstrução e manutenção de 58 bocas de lobo; 305 substituições de iluminação pública e 23 reparos em praças.

Apenas nesse primeiro mês de 2025 foram beneficiados os seguintes bairros e regiões: Adalberto Roxo, Assentamento Bela Vista, Assentamento Monte Alegre, Bueno de Andrade, Carmo, Cecap, Centro, Fonte Luminosa, Jardim Aclimação, Jardim América, Jardim Cambuy, Jardim das Hortências, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Florença, Jardim Iguatemi, Jardim Imperador, Jardim Indaiá, Jardim Martinez, Jardim Paraíso, Jardim Paulistano, Jardim Pedregal, Jardim Pinheiros, Jardim Santa Júlia, Jardim Santa Lúcia, Jardim São Rafael, Melhado, Parque Gramado, Parque São Paulo, Santa Angelina, Santa Clara, Santana, São Geraldo, São José, Selmi Dei, Vale do Sol, Vale Verde, Vila Ferroviária, Vila Independência, Vila Melhado, Vila Sedenho e Vila Xavier.

O coordenador de Serviços Públicos Lucas Turetta de Alencar afirma que “estamos com alta demanda de serviços, mato alto em todas as regiões, temos o claro conhecimento dessa questão. Porém, analisando todos os números citados, podemos concluir que estamos avançando muito bem. Continuaremos com essa produção, aumentando equipes de acordo com o possível, e iremos, em breve, atender de forma geral toda a cidade.  Contamos com a compreensão de toda população, estamos empenhados na execução da limpeza e roçada da cidade de Araraquara”.

O trabalho segue diariamente nas ruas, avenidas e áreas públicas (praças, parques, equipamentos esportivos, de lazer e saúde), para tornar Araraquara uma cidade mais limpa e bonita.

Mais Artigos

Últimas Notícias