A jovem modelo araraquarense Lara Marçola interpreta a personagem Pris, de ‘Blade Runner – O Caçador de Andróides’ – dirigido por Ridley Scott e lançado em 1982 – neste ensaio realizado pelo fotojornalista Jonas Bezerra, que leva o nome da personagem interpretada no filme por Daryl Hannah.
O ensaio fotográfico teve como cenário vários locais de Araraquara: Teatro Municipal, nas ruas 9 de Julho, São Bento e Voluntários da Pátria, viaduto da Barroso, terminal de integração e estação ferroviária.
Sobre o ensaio, Jonas Bezerra ressalta: “Blade Runner foi uma das grandes obras do cinema de ficção realizado até então. Passados 37 anos de seu lançamento, o cenário futurista e ao mesmo sombrio do filme impressionam. E a personagem Pris, uma das andróides, marcou o filme por toda a sua característica e figurino”.
Sobre a modelo Lara Marçola: “Além de uma jovem linda, é profissional e comprometida. Desde o ano passado já havíamos conversado em fazer este ensaio. Lara assistiu ao filme várias vezes, estudou as características da personagem para poder entender o seu universo, o seu mundo. E isso foi bacana”.
O porquê do ensaio: “É um filme marcante e trata de assunto muito polêmico sobre a engenharia genética e a relação humana. Mas, o ponto que me inspirou fazer e o ensaio foi justamente porque o enredo do filme acontece em 2019”, explica Jonas Bezerra.
FICHA TÉCNICA:
Ensaio: “Pris”
Fotógrafo: Jonas Bezerra
Modelo: Lara Marçola
Cenário: pontos de Araraquara
Figurino: próprio
Maquiagem: Natália Cione Lopasso.
“Afinal, quem vive?”
“Uma experiência e tanto viver com medo, não é? Ser um escravo é assim. Eu vi coisas que vocês nunca acreditariam (…). Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva. Hora de morrer” (Roy Batty)
Esta fala reproduz umas das cenas mais emblemáticas do cinema. O conflito entre o caçador de andróides Deckard (Harrison Ford) e o replicante Roy Batty (Hutger Hauer), na parte final do filme Blade Runner – o Caçador de Andróides. O diretor Ridley Scott traz para as telas um tema que até então era tabu: a engenharia genética. E deixa uma pergunte no ar: “Afinal, quem vive?”
Com cenário futurista e surreal, relembrando os filmes noir dos Anos 50 e Metrópolis do diretor Fritz Lang, o longa-metragem tem como ponto de partida, uma Los Angeles de 2019 sob chuva ácida, a luta de quatro andróides em busca de uma vida mais longínqua extensa, uma vez que eles foram projetados para viverem somente quatro anos.
De fato, passado 37 anos, desde o seu lançamento, o filme ainda impressiona não só pelos efeitos especiais e pela trilha sonora de Vangelis, mas também pelas constantes releituras devido ao seu roteiro complexo. Isto fez com que o filme tivesse dois finais: um hollywoodiano e o outro autoral – divulgado pelo seu diretor anos após o seu lançamento.
FICHA TÉCNICA:
Blade Runner – O Caçador de Andróides (EUA, 1982. 118min). Direção: Ridley Scott. Elenco: Harrison Ford, Hutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh e Daryl Hannah. Trilha Sonora: Vangelis.